Rio de Janeiro – A cerimônia de entrega do Prêmio Shell de Educação Científica do Rio de Janeiro foi realizada ontem (22) em um evento virtual. O programa reconhece os docentes do Ensino Fundamental II e Médio de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro que se destacaram nas áreas de Matemática e Ciências. O objetivo do programa, criado em 2014, é reconhecer os professores que se destacaram e realizaram experiências inovadoras.

Para esta edição, o programa criou uma Premiação Especial para atividades relacionadas à pandemia de COVID-19. Os primeiros lugares em cada categoria e o primeiro lugar da premiação especial conquistaram uma viagem educativa para Londres, além de um cheque de R$8 mil. Os campeões foram Luiz Felipe Lins, do Rio de Janeiro, Renan Martins, de Niterói, e Tadeu Soares, de Santo Antônio de Pádua.

Em seu discurso para os professores participantes, André Araujo, presidente da Shell Brasil, destacou a importância da Ciência e o papel dos professores em despertar o interesse da próxima geração: “Precisamos de vocês para que jovens tenham cada vez mais interesse na ciência, porque ela muda vidas. É por isso que escolhemos, com o Prêmio Shell de Educação Cientifica, encontrar os professores que estão fazendo a diferença.”, afirmou.

A premiação entregou ainda R$6 mil e R$4 mil para o segundo e o terceiro colocados das duas categorias principais (Ensino Fundamental II e Médio). Além disso, todas as sete escolas onde os autores dos projetos indicados lecionam ganharam um kit multimídia com materiais para a melhoria do ambiente escolar: laptop, projetor e caixas de som. Todos os demais finalistas receberam um prêmio de R$1,5 mil reais. Nesta edição, foram aceitas atividades conduzidas no ambiente virtual, além da sala de aula.

Confira a lista dos professores premiados:

Rio de Janeiro – Ensino Fundamental II

• 1º lugar: Luiz Felipe Lins - Escola Municipal Francis Hime/ Rio de Janeiro
  • 2º lugar: Luana Francisco da Conceição Garcia - Escola Municipal Jornalista Alberto Torres/ São Gonçalo
  • 3º lugar: Vanessa Balbina da Silva Lopes Miguel - Colégio Estadual Padre Carlos Leôncio da Silva/ Rio de Janeiro

• Fabio Damasceno - Colégio Pedro II - campus Engenho Novo II/ Rio de Janeiro
  • Priscila dos Santos Caetano de Freitas - Escola Municipal José do Patrocínio/ Campos dos Goytacazes

Rio de Janeiro – Ensino Médio

• 1º lugar: Renan Rebeque Martins - Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brasil-China/ Niterói
  • 2º lugar: Flávia Rodrigues da Silva – Colégio Estadual José do Patrocínio/ Campos dos Goytacazes
  • 3º lugar: Júlia Damazio Bouzon - Colégio Pedro II - campus Centro/ Rio de Janeiro

Demais finalistas: