Rio de Janeiro – Professores e alunos se reuniram ontem (27), no Museu do Amanhã, para torcer para os finalistas do Prêmio Shell de Educação Científica. O programa reconhece os docentes do Ensino Fundamental II e Médio de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro que se destacaram nas áreas de Matemática e Ciências. Entre os doze finalistas, seis conquistaram uma viagem educativa para Londres: Aristides Neto, de Paraíba do Sul, Ariene Santos, de Piraí, Camila Alô, de Rio das Flores, Vitor Hugo Vassallo, de Três Rios, Rafaella Ferreira, de Campos dos Goytacazes, e Roberto Silva, do Rio de Janeiro.

A premiação também distribuiu R$7 mil, R$5 mil e R$3 mil, respectivamente, para o primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria (Ensino Fundamental II e Médio). Além disso, as escolas onde os autores dos seis projetos vencedores lecionam receberão um kit multimídia com materiais para a melhoria do ambiente escolar: laptop, projetor e caixas de som. Também foram entregues R$ 1,5 mil para o quarto, quinto e sexto colocados em cada categoria.

De acordo com André Araujo, presidente da Shell Brasil, o Prêmio Shell de Educação Científica mostra o foco da empresa em olhar para o futuro ao reconhecer o trabalho dos professores. “Vemos a importância de enxergar a ciência como grande oportunidade de fazer diferente na nossa sociedade”, afirmou.

Confira a lista dos professores premiados:

Rio de Janeiro – Ensino Fundamental II

• 1º lugar: Aristides Praxades Dias Neto - Escola Municipal Antonino Arcanjo Lopes/ Paraíba do Sul
  • 2º lugar: Ariene Bazílio dos Santos - Colégio Municipal Presidente Castelo Branco/ Piraí
  • 3º lugar: Camila Ferreira Souza Alô - Escola Municipal Levi Carneiro/ Niterói

Demais finalistas:

• Ana Maria Ferreira Lopes - Colégio Estadual Nephytalina Carvalho Ávila/ Rio das Flores
  • Gedmar Santos Carvalho - Escola Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo/ Macaé
  • Marcos Anacleto da Silva - Ciep 434 - Professora Maria José Machado/ Duque de Caxias

Rio de Janeiro – Ensino Médio

• 1º lugar: Vitor Hugo Vassallo - Colégio Estadual Condessa do Rio Novo/ Três Rios
  • 2º lugar: Rafaella Cruz Ferreira - Colégio Estadual Benta Pereira/ Campos dos Goytacazes