Rio de Janeiro – Uma amizade de 40 anos une as atrizes Analu Prestes e Stella Freitas, ambas indicadas ao Prêmio Shell na categoria atriz pelo espetáculo “As crianças”. Analu tem 45 anos de carreira como atriz, cenógrafa, autora, figurinista e artista plástica. Stella é diretora teatral e tem longa trajetória como atriz no teatro e na tv. Foi delas a decisão de montar o espetáculo, em conjunto com o colega de cena Mário borges, como uma maneira de celebrar essa amizade. A obra gira em torno de um casal de sexagenários e uma amiga, que retorna para a vida deles após uma ausência de 38 anos. Os personagens lidam com a finitude da vida e protagonizam uma espécie de acerto de contas com o passado.

Indicado na categoria Dramaturgia, outro destaque desta edição é Pedro Paulo Rangel, vencedor na categoria Ator, em 1994 por seu papel em “Sermão da Quarta-feira de Cinzas” e em 2004 por "Soppa de Letra”. Também conhecido por seu trabalho na televisão, com papéis em novelas como “O Cravo e a Rosa” e humorísticos como “TV Pirata”, o ator é um veterano do teatro nacional. Rangel esteve em montagens de teatro amador desde adolescência e teve sua estréia no teatro profissional em 1964, integrando o elenco do espetáculo “Roda Viva”.

O júri do Rio de Janeiro é formado por Ana Achcar, Ana Luisa Lima, Bia Junqueira, Patrick Pessoa e Moacir Chaves.

Confira todos os indicados do primeiro semestre ao 32º Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro. Em dezembro, serão anunciados os nomes do segundo semestre, que fecham a lista dos melhores de 2019.

Dramaturgia:

Pedro Kosovski por Eu, Moby Dick
Pedro Paulo Rangel por O Ator e o Lobo

Fernando Philbert por Todas as Coisas Maravilhosas
Ricardo Santos por Rinoceronte

Kiko Mascarenhas por Todas as Coisas Maravilhosas
Ricardo Kosovski por Maracanã

Analu Prestes por As Crianças
Claudia Ventura por A Verdade
Stella Freitas por As Crianças

Fernando Mello da Costa por Maracanã
Fernando Mello da Costa por Solo

Marina Franco por Antes que a Definitiva Noite se Espalhe em Latinoamérica
Tiago Ribeiro por As Comadres

Luiz Paulo Nenen por Kondima – Sobre Travessias
Paulo Denizot por Histórias Veladas

Dai Ramos por Os Desertos de Laíde
Wladimir Pinheiro por As Comadres

Companhia Ensaio Aberto pela ocupação e desenvolvimento do Armazém da Utopia
Junio Santos, Luiz Antônio Rocha e Richard Riguetti pela realização de “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia” que dissemina a obra do renomado educador brasileiro em teatros e espaços públicos

O vitorioso de cada categoria receberá uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

Criado em 1988, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. É oferecido aos maiores destaques do ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo separadamente, em nove categorias — Dramaturgia, Direção, Ator, Atriz, Cenografia, Iluminação, Música, Figurino e Inovação.

Guilherme Sá

guilherme.sa@shell.com