Shell Helix inova ao criar primeiro carro de gelo para campanha publicitária no Brasil
mai 21, 2018
Filme “Carro vs. Sol” dá continuidade às ativações da marca sobre retribuição, que trazem o lado afetivo entre os carros e seus donos.
Rio de Janeiro – A Shell Lubrificantes acaba de lançar o filme “Carro vs. Sol”, que traz um carro de gelo, que foi posicionado na orla da praia de Santos (SP), chamando a atenção dos transeuntes. Criada pela agência Wunderman, a ideia da iniciativa foi mostrar que os automóveis aguentam o calor do sol no dia a dia, mas isso passa despercebido pelos seus donos. A ativação, que mostrava o derretimento do veículo, teve o objetivo de passar o conceito mãe que a agência desenvolveu para a marca e que fala de retribuição - “Seu carro já fez muito por você. Retribua com Shell Helix” – chamando a atenção do motorista para o cuidado que deve ter e dedicar a seu carro, que está com ele em todos os momentos – na chuva, no calor, no sobe e desce de ladeiras etc.
Essa é a primeira vez que uma campanha publicitária faz um veículo esculpido em gelo no Brasil, um país tipicamente tropical. O projeto nasceu três meses antes da montagem, realizada diretamente na orla. Uma equipe de dez pessoas foi mobilizada, coordenadas pelo escultor Adriano Elias. Entre a chegada dos blocos de gelo, que juntos somaram cerca de doze toneladas, e a finalização do carro, passaram pelo menos quinze horas. Algumas peças no entanto, já chegaram prontas na orla, dada a complexidade da obra. “O gelo utilizado é próprio para a escultura. No Brasil, essas exposições costumam ser feitas em câmaras frias”, detalha o artista Elias.
As peças foram empilhadas durante a madrugada e os acabamentos foram dados com uma serra elétrica - todos os profissionais envolvidos utilizaram uniformes equipamentos de proteção. A ideia era que a escultura aguentasse entre oito e doze horas de exposição. Entretanto, para derreter por completo, o tempo médio é de três dias e não apenas devido ao calor do sol: os ventos podem ser um forte inimigo no derretimento, uma vez que as correntes substituem o ar frio pelo quente. O mesmo acontece com o carro.
Além de ser inovadora no viés publicitário, a ativação também possui um lado sustentável. Todo o gelo derretido foi direcionado para um reservatório de zinco abaixo da escultura. Com isso, a água foi reutilizada para regar parte do jardim da orla de Santos, considerado o maior do mundo pelo Guinness Book, o livro dos recordes.
Histórico da campanha
Ao trazer a mensagem de Retribuição do dono com o carro, a Shell adaptou a campanha para rádio, revista, social, mobiliário urbano, entre outros tipos de mídia, em peças que dialogam com situações específicas do cotidiano, interagindo com o público em tempo real. No horário de pico de trânsito paulistano, foram exibidas mensagens nos relógios de rua, como “Seu carro não reclama do anda e para. Retribua com Shell Helix”. Em plataformas como o aplicativo Waze a interação é também focada para as situações do cotidiano de São Paulo com recados para antes e depois do rodízio.
Já no impresso, foram criados encartes personalizados para alguns bairros de São Paulo, como no sobe e desce das ladeiras de Perdizes com a mensagem “Seu carro não desiste quando vê uma pirambeira. Retribua com Shell Helix”. Ao todo, foram mais de 100 mensagens personalizadas em peças para as diversas mídias on e off e canais mobiliário urbano como relógios, cancelas, carrinhos de aeroportos e supermercados e outros capazes de atingir os donos de veículos em várias ocasiões do dia a dia.
Informações para a Imprensa
EDELMAN
Assessoria-shell@edelman.com
Outros press releases
Contatos
Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.
Últimos press releases
Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.