Rio de Janeiro – A Trail Blazers 1772, equipe gaúcha que representou o Brasil no campeonato de robótica First Global Challenge (FGC), patrocinado pela Shell, voltou com dois importantes reconhecimentos da Cidade do México, onde o evento foi realizado entre os dias 16 e 18 de agosto. O time, composto por três alunas e uma mentora, Nicole Ribeiro, conquistou o Safety Award (Prêmio de Segurança), por agir de forma consciente, responsável e segura no mundial. Além disso, Nicole foi uma das seis pessoas escolhidas para receber o Outstanding Mentor Award (Prêmio de Mentor Excepcional), por inspirar jovens a seguirem na robótica e nas áreas de STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

“Sem dúvidas, a nossa maior conquista foi a oportunidade de conhecer e de interagir com centenas de pessoas do mundo inteiro, respeitando as diferenças que nos tornam tão especiais”, disse Nicole. O FGC é a maior competição internacional de robótica e tem como objetivo promover disputas entre robôs comandados por times de diversos países. Nesta edição, que teve como tema “geração de energia sustentável”, estiveram presentes representantes de mais de 160 nações.

A equipe brasileira envolveu no projeto 18 de seus 40 integrantes, entre alunos de escolas públicas e mentores (que já se formaram e atuam como voluntários). Para a viagem ao México, Nicole foi acompanhada por outras três alunas. O grupo foi criado em 2005, na cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul, para disputar os eventos regionais (First Robotics Competition - FRC), que acontecem anualmente em todo o mundo. Devido ao bom desempenho nas últimas edições, receberam o convite da organização da First para a FGC.

O robô construído para o mundial, que recebeu o nome de Eva, tem 50 centímetros cúbicos e pode ser controlado por um controle de vídeo game ou joystick. A máquina era uma das mais rápidas da competição e atraiu a atenção dos participantes.

Bons resultados

A Trail Blazers acumula prêmios em diversos campeonatos internacionais, como o Festival de Robotique in Montréal, que rendeu ao grupo o Chairman’s Award e o Woodie Flowers Finalist Award. No ano passado, foram campeões da FRC em Sydney, na Austrália. Além disso, desde 2015, representam o Brasil na China Robotics Challenge.

Para mais informações:

Assessoria de Imprensa Shell Brasil
Guilherme Sá
(21) 3984-8239
guilherme.sa@shell.com

Edelman
Bruna Carvalho
(21) 3590-8409
bruna.carvalho@edelman.com

Outros press releases

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Últimos press releases

Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.