“Refluxo” e “Grande Sertão: Veredas” são os grandes vencedores do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo

Rio de Janeiro, 20 de março de 2018 – Os espetáculos “Refluxo” e “Grande Sertão: Veredas” foram os mais premiados da 30ª edição do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo. O primeiro ficou com os troféus de Autor e Cenário, para Angela Ribeiro e Eric Lenate, respectivamente. Já o espetáculo que traz uma adaptação do romance de Guimarães Rosa foi contemplado com os prêmios de Direção, para Bia Lessa, e de melhor Ator, para Caio Blat.

Ilana Kaplan, que levou o troféu de melhor atriz pela comédia “Baixa terapia, uma comédia no divã”, ressaltou a longevidade da premiação e a importância da iniciativa da Shell e enalteceu o trabalho das colegas que disputaram na mesma categoria que ela. “Esse prêmio é para todo mundo que faz comédia no Brasil. Normalmente, a comédia é subestimada na hora de premiar”, disse.

Homenagens

A atriz Cláudia Ohana era só felicidade ao falar de Ney Latorraca, homenageado desta edição e com quem dividiu os palcos recentemente em “Vamp, o Musical”. No telão, fotos de alguns dos trabalhos mais marcantes do ator como “Entre quatro paredes”, “Othelo”, “Capitanias Hereditárias” e “Irma Vap”. “Eu sempre representei para sobreviver”, contou Latorraca.

Outra homenageada da noite foi a vereadora carioca Marielle Franco. O ator Caio Blat e Angela Ribeiro, vencedora na categoria Autor, dedicaram seus prêmios a Marielle, que faleceu na última semana, no Rio de Janeiro.

Sobre o Prêmio

O prêmio, que consagra artistas e técnicos que se destacaram nos palcos do Rio de Janeiro no último ano, é dividido em nove categorias: autor, diretor, ator, atriz, cenário, iluminação, música, figurino e inovação. Os vencedores de cada categoria receberão uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil.

Com três décadas de história, o Prêmio Shell de Teatro é referência nos palcos brasileiros. Em cada edição do prêmio são divulgadas duas listas de indicados ao longo do ano, com as peças que estrearam no primeiro e segundo semestres. O júri de São Paulo é comporto por Evaristo Martins de Azevedo, Lucia Camargo, Luiz Amorim, Maria Luisa Barsanelli e Renata Melo.

Veja a lista completa dos vencedores da 30ª edição do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo:

Angela Ribeiro por “Refluxo”

Bia Lessa por “Grande Sertão: Veredas”

Caio Blat por “Grande Sertão: Veredas”

Ilana Kaplan por “Baixa terapia, uma comédia no divã”

Eric Lenate por “Refluxo”

Ronaldo Fraga por “A Visita da Velha Senhora”

Wagner Pinto por “Dilúvio”

Marcelo Pellegrini por “Pagliacci”

“Grupo XIX de Teatro” pela manutenção da sede na Vila Maria Zélia, na Zona Leste, e parceria com artistas de áreas diversas.

Para mais informações e fotos do evento:

Edelman Significa
Camila Chaves