A cerimônia de entrega do Prêmio Shell de Educação Científica do Rio de Janeiro, realizada ontem (22), no Museu do Amanhã, foi marcada por muita torcida e emoção de professores e alunos. O programa tem o objetivo de reconhecer os docentes do Ensino Fundamental II e Médio de escolas públicas do Estado que se destacaram nas áreas de Matemática e Ciências ao longo do ano.

Os três primeiros escolhidos em cada uma das duas categorias conquistaram uma viagem educativa para Londres e uma premiação em dinheiro – R$7 mil, R$5 mil e R$3 mil, respectivamente, para o primeiro, segundo e terceiro lugares. Além disso, as escolas onde os autores dos seis projetos vencedores lecionam receberão um kit multimídia com materiais para a melhoria do ambiente escolar: laptop, projetor e caixas de som. Também foram distribuídos R$ 1,5 mil para o quarto, quinto e sexto colocados em cada categoria.

Para André Araujo, Presidente da Shell Brasil, a educação está diretamente relacionada com melhoria de vida. “Nós investimos muito em Pesquisa & Desenvolvimento. Acreditamos na inovação e na tecnologia. Está em nosso DNA. Por isso, é um grande orgulho para nós realizar o Prêmio Shell de Educação Científica”, disse.

Inovação e criatividade em sala de aula

Com o projeto “Brincando com balanças e equações”, o professor Alexandro Peixoto garantiu o primeiro lugar do Ensino Fundamental II para o Ciep 351 Ministro Salgado Filho, de Nova Iguaçu. Ele agradeceu à Shell pela iniciativa e explicou que a sua ideia foi ensinar aos alunos sobre a Primeira Lei de Newton por meio de balanças em equilíbrio.

Já o primeiro lugar do Ensino Médio ficou com o professor Tobias de Assis, do Colégio Estadual Francisco Portella, em Natividade. Ao longo de 2018, ele desenvolveu com os estudantes projetos que exploravam fontes de luz natural e artificial e sua relação com a vida humana.

Confira a lista dos professores premiados:

Ensino Fundamental II
1º colocado: Alexandro Peixoto - Ciep 351 Ministro Salgado Filho/ Nova Iguaçu
2º colocado: Cláudia Vargas Vilar - Colégio Pedro II - Campus Realengo/ Rio de Janeiro
3º colocado: Wellington Pereira da Silva - Escola Municipal de Surdos – EMES/ Angra dos Reis

Ensino Médio
1º colocado: Tobias de Assis Ricardo - Colégio Estadual Francisco Portella/ Natividade
2º colocado: Luciana Mattos - Centro Interescolar Estadual Miécimo Da Silva/ Rio de Janeiro
3º colocado: Rogério Tostas - CIEP 355 Roquete Pinto/ Queimados

Guilherme Sá