Rio de Janeiro – A categoria Ator da lista de indicados do segundo semestre para a próxima edição do Prêmio Shell de Teatro conta com dois nomes de peso. Gabriel Leone concorre por sua atuação em “Natasha Pierre e o Grande Cometa de 1812”, ao lado de Rodrigo Lombardi, por “Um panorama visto da ponte” - espetáculo que também está na disputa em Direção e Iluminação.

A peça “Estado de Sítio”, inspirada em texto de Albert Camus escrito em 1948, participa com três indicações: Figurino, Cenário e Música. Nas duas últimas, destaca-se também a montagem “Os 3 mundos”, que concorre ainda na categoria “Direção”. O espetáculo se passa em um futuro apocalíptico e fala sobre manipulações em mundo distópico.

O homenageado da edição de 2019 em São Paulo será Jô Soares por sua importante contribuição artística ao teatro brasileiro. O júri paulista é formado por Evaristo Martins de Azevedo, Lucia Camargo, Luiz Amorim, Maria Luisa Barsanelli e Renata Melo.

Veja abaixo a lista completa de indicados do segundo semestre ao 31º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo. A cerimônia de premiação será realizada em março de 2019.

Autoria:
Alexandre Dal Farra por “Refúgio”
Marcos Damaceno por “Homem ao vento”

Nelson Baskerville por “Os 3 mundos”
Zé Henrique de Paula por “Um panorama visto da ponte”

Gabriel Leone por “Natasha Pierre e o Grande Cometa de 1812”
Rodrigo Lombardi por “Um panorama visto da ponte”

Chris Couto por “A milionária”
Fabiana Gugli por “Refúgio”

J. C. Serroni por “Estado de Sítio”
Marisa Bentivegna, Estúdio BijaRi e Guazzelli por “Os 3 mundos”

Gabriel Villela por “Estado de Sítio”
Kleber Montanheiro por “Um beijo em Franz Kafka”

Domingos Quintiliano por “Casa de Bonecas”
Fran Barros por “Um panorama visto da ponte”

Babaya Morais e Marco França por “Estado de Sítio”
Marcelo Pellegrini por “Os 3 mundos”

Grupo Cemitério de Automóveis pela manutenção de um espaço de resistência e produção artística na cena alternativa
Grupo Sobrevento pelo contínuo trabalho de pesquisa voltado ao teatro de animação e teatro de objetos

O vitorioso de cada categoria receberá uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

Criado em 1988, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. É oferecido aos maiores destaques do ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo separadamente, em nove categorias — Autoria, Direção, Ator, Atriz, Cenário, Figurino, Iluminação, Música e Inovação.

Guilherme Sá
guilherme.sa@shell.com