Rio de Janeiro - A Shell Brasil é finalista em três das cinco categorias do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, que será entregue no dia 23/11, no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro. Com investimento de R$ 170 milhões em Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil em 2018, os projetos finalistas são resultado de uma parceria bem-sucedida com a indústria e a academia.

“A Shell Brasil tem muito orgulho dessa sua veia inovadora e as indicações para a premiação da Agência Nacional do Petróleo são mais uma prova de que o investimento traz resultados para o setor e para o país. Esperamos que os diversos projetos que apoiamos sigam em frente e contribuam para uma indústria de energia ainda mais eficiente, segura e inovadora”, comemora o presidente da Shell Brasil, André Araujo.

Categorias e Projetos da Shell Brasil:

Categoria I: Resultado de projeto(s) desenvolvido(s) exclusivamente por Instituição Credenciada, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática geral “Exploração e Produção de Petróleo e Gás”:

Título: Metodologias para integração entre simulação numérica de reservatório e sísmica 4D

Instituição Credenciada: Unicamp / Cepetro

Resumo: O projeto tem como objetivo desenvolver metodologias de integração entre dados de simulação numérica de reservatórios e sísmica 4D, considerando as incertezas relacionadas a ambos os conjuntos de dados através de abordagens estocásticas. As metodologias geradas nesta pesquisa contribuem para otimizar o gerenciamento de reservatórios, reduzindo as incertezas e riscos associados. O principal resultado são as metodologias propostas que propõem soluções para desafios práticos da indústria para a integração de dados de simulação numérica e sísmica 4D.

Categoria II - Resultado de projeto(s) desenvolvido(s) por Empresa Brasileira, com ou sem participação de Instituição Credenciada, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática geral “Exploração e Produção de Petróleo e Gás”:

Título: Utilização de perfis de imagem para otimizar a avaliação da formação de carbonatos através de dados de testemunho, de perfis e de sísmica

Empresa: Schlumberger

Resumo: O projeto tem como foco os reservatórios carbonáticos do Pré-Sal da costa brasileira. Seu principal objetivo é melhorar a caracterização destes reservatórios, reduzindo incertezas e riscos associados, para otimizar o desenvolvimento dos campos em suas fases de exploração e produção. O projeto, interdisciplinar, integra os domínios da petrofísica, da geologia e da engenharia de reservatório, para desenvolver técnicas avançadas para a determinação dessas propriedades. Os resultados obtidos tiveram como base as últimas tecnologias de interpretação de perfis, modelagem e simulação disponíveis no mercado. O projeto permite um aumento de conhecimento nas áreas de caracterização de formações carbonáticas vugulares e fraturados, com foco no Pré-sal.

Categoria V – Resultado de projeto(s) desenvolvido(s) por Instituição Credenciada e/ou Empresa Brasileira, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática específica “Aumento do Fator de Recuperação de Petróleo e Gás”

Título: Desenvolvimento de microcápsulas com rigidez controlável e o seu uso no controle de mobilidade e aumento do fator de recuperação de petróleo

Instituição Credenciada: PUC-Rio/ Laboratório de Microhidrodinâmica e Escoamento em Meios Porosos

Resumo: O projeto desenvolve uma metodologia para fabricação de microcápsulas com propriedades controladas e prova o conceito do uso de suspensões dessas microcápsulas como método de aumento do fator de recuperação de óleo. As microcápsulas podem ser usadas como agentes de bloqueio de poros já varridos pela fase aquosa, desviando o fluxo e consequentemente mobilizando gânglios de óleo ainda não varridos pela água, e como veículo de carreamento de agentes químicos para liberação controlada.

Guilherme Sá
guilherme.sa@shell.com