Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2017 – Em 2018 o Prêmio Shell de Teatro celebra 30 anos e, nesta quarta-feira, os jurados do Rio e de São Paulo anunciaram os nomes que completam a lista de indicados ao troféu que é considerado um dos mais importantes dos palcos nacionais.

Tanto na capital fluminense quanto em São Paulo, os espetáculos mais indicados fazem referência a importantes nomes da literatura nacional: Guimarães Rosa e Ariano Suassuna. A peça “Grande sertão: veredas”, com direção de Bia Lessa e que traz Caio Blat no elenco, é a que concorre em mais categorias na edição paulistana. São três: “Direção”, “Ator” e “Música”.

No Rio de Janeiro o grande destaque é “Suassuna – O auto do reino”, que homenageia o escritor que completaria 90 anos este ano. A peça é estrelada pela Cia Barca dos Corações partidos, que levou o troféu de melhor direção na edição deste ano por “Auê”.

Homenagem

Em São Paulo, o homenageado da edição 2018 será Ney Latorraca por sua performance artística e engrandecimento da cena teatral. Este ano, o ator reviveu nos palcos um de seus personagens mais queridos e marcantes nas novelas, o vampiro Vlad, no musical “Vamp”. No Rio a homenagem será a Hélio Eichbauer por seu trabalho ao longo de mais de 50 anos de renovação da cenografia brasileira.

O júri de São Paulo é formado por Evaristo Martins de Azevedo, Lucia Camargo, Luiz Amorim, Maria Luisa Barsanelli e Renata Melo. No Rio, os jurados são Ana Achcar, Ana Luisa Lima, Bia Junqueira, Macksen Luiz e Moacir Chaves.

Confira abaixo a lista completa de indicados do segundo semestre ao 30º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Marcia Abreu, Grace Passô e Nadja Naira por “Preto”
Newton Moreno por “Imortais”

Bia Lessa por “Grande sertão: veredas”
Gabriel Vilella por “Boca de Ouro”

Caio Blat por “Grande sertão: veredas”
Daniel Warren por “Ponto de vista de um palhaço”

Mel Lisboa por “Boca de ouro”
Denise Fraga por “A visita da velha senhora”

Marisa Bentivegna por “Enquanto ela dormia”
Daniela Thomas e Felipe Tassara por “Selvageria”

Ronaldo Fraga por “A visita da velha senhora”
Fabio Namatame por “Cantando na chuva”

Wagner Pinto por “Dilúvio”
Aline Santini por “A serpente”

Gregory Slivar por “Tchekhov é um cogumelo”
Egberto Gismonti por “Grande sertão: veredas”

“Grupo XIX de Teatro” pela manutenção da sede na Vila Maria Zélia, zona leste, e parceria com artistas de áreas diversas.
“Teatro do Sol” pela intensa atividade artística em diálogo direto com a plateia da zona norte.

Braulio Tavares por “Suassuna – O auto reino do sol”
Pedro Kosovski por “Tripas”

Luiz Carlos Vasconcelos por “Suassuna – O do auto reino do sol”
Paulo de Moraes por “Hamlet”

Adrén Alves por “Suassuna – O auto do reino do sol”
Ricardo Kosovski por “Tripas”

Guida Vianna por “Agosto”
Letícia Isnard por “Agosto”
Juliane Bodini por “Dançando no escuro”

Aurora Sérgio Marimba por “Suassuna – O auto do reino do sol”
Carla Berri e Paulo de Moraes por “Hamlet”

Kika Lopes e Heloisa Stockler por “Suassuna – O auto do reino do sol”
Marcelo Olinto por “Zeca Pagodinho: uma história de amor ao samba”

Maneco Quinderé por “Hamlet”
Paulo Cesar Medeiros por “O Jornal”

Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho por “Suassuna – O auto do reino do sol”
Marcelo Alonso Neves por “Dançando no escuro”

“Escola Spetáculo” pelo contínuo trabalho de formação e inserção de jovens profissionais na área técnica das artes cênicas.
Espetáculo “Tripas” pela forma de realização entre a universidade, através dos programas de pós-graduação, e a produção teatral.

O vitorioso de cada categoria receberá uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

Criado em 1988, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. É oferecido aos maiores destaques do ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo separadamente, em nove categorias — Autor, Diretor, Ator, Atriz, Cenografia, Iluminação, Música, Figurino e Inovação.

Guilherme Sá
Guilherme.Sa@shell.com