Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2017 – Casa cheia e professores orgulhosos de sua profissão. Foi assim a noite da cerimônia de entrega do Prêmio Shell de Educação Científica do Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã. Em sua quarta edição e com número recorde de inscritos nas categorias Ensino Fundamental II e Ensino Médio, os três vencedores de cada uma delas deram uma verdadeira lição de que fazer o que se ama é a melhor forma de alcançar o sucesso.

Nos discursos dos vitoriosos um dos ingredientes para o sucesso se repetia: o empenho dos alunos. Destaque também para os colegas de profissão que também se esforçam para oferecer um ensino de qualidade. “A única diferença entre mim e os outros professores é que eu me inscrevi no prêmio. Estamos cercados de professores maravilhosos em uma escola humilde”, resumiu a professora Márcia Maria, da Escola Municipal Bataillard, de Petrópolis, terceira colocada na categoria Ensino Fundamental II.

Com um projeto que buscou entender a fauna de Bom Jardim, em Nova Friburgo, o professor de ciências Edevaldo da Silva Oliveira estimulou os alunos a conhecerem as lendas locais e explorarem um dos parques ambientais do município. Ele levou o primeiro lugar do Ensino Fundamental II para a C.E. Dr. Péricles Corrêa da Rocha.

O primeiro lugar do ensino médio também foi para um professor de ciências, Antonio Roberto Petali Júnior, do CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade Brasil - Estados Unidos, em Nova Iguaçu. Ele desenvolveu um modelo que aplica o modelo STEM Education para o ensino de valores.

Além da sala de aula

O Prêmio Shell de Educação Científica tem como objetivo reconhecer o trabalho daqueles que ajudam a construir o futuro do país de forma criativa. Podem participar professores das áreas das Ciências e Matemática.

O presidente da Shell Brasil, André Araujo, comemorou o número recorde de inscrições na edição deste ano, 306, e destacou a importância desta premiação. “Todos nós temos alguma lembrança de um professor que marcou nossa história. A Shell sente muito orgulho em reconhecer o esforço que os professores fazem mesmo nos ambientes mais adversos”, ressaltou o executivo.

Em janeiro próximo, os três mais bem colocados em cada uma das categorias embarcam para uma viagem pedagógica para Londres e recebem bônus em dinheiro no valor de R$ 5 mil, R$ 4 mil e R$ 3 mil, respectivamente. Além disso, os outros três finalistas de cada categoria recebem um prêmio no valor de mil reais. As escolas foram premiadas com equipamentos eletrônicos, TV, projetor e kit de robótica.

Confira a lista dos professores premiados:

Ensino Fundamental II:

1º colocado: Edevaldo da Silva Oliveira – Ciências - C.E. Dr. Péricles Corrêa da Rocha

2º colocado: Ederson de Souza Queiroz – Matemática - CIEP 394 - Candido Augusto Ribeiro Neto

3º colocado: Márcia Maria Viana Suriano – Matemática - Escola Municipal Bataillard

Ensino Médio:

1º colocado: Antonio Roberto Petali Júnior – Ciências - CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade Brasil - Estados Unidos

2º colocado: André Gonçalves de Oliveira – Física - C.E.Erich Walter Heine

3º colocado: Fabiano Rapozo de Carvalho – Matemática – Colégio Estadual Leonel