Rio de Janeiro, 15 de março de 2017 – O Marcos Caruso, por seu papel no monólogo “O escândalo de Philippe Dussaert” e Vilma Melo, como Chica da Silva, no espetáculo de mesmo nome, receberam o prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro nas categorias de melhor ator e atriz.

Caruso lembrou que a primeira vez que concorreu a um prêmio como ator, o vencedor foi Edwin Luisi, apresentador desta edição da premiação. “Eu me senti no meio de pessoas que eu conheço. Pessoas do teatro, quem amam teatro, que dão o sangue pelo teatro”, afirmou. O ator agradeceu à Shell por manter a premiação. “Cultura é para ser cultivada. Cultivar é manter um prêmio por 29 anos”, completou. 

Em um discurso que homenageou diversas atrizes negras, a quem chamou de as “Chicas negras da Silva”, Vilma ressaltou sua trajetória nos palcos. “Eu nunca sonhei estar neste lugar. É uma sensação de não pertencimento. Como atriz negra e suburbana, eu nunca pensei estar aqui”, declarou. Por fim comemorou: “estamos aqui para celebrar”, disse.

35 anos de amor ao teatro

A edição deste ano celebrou ainda as tradições do teatro popular e de rua com uma homenagem à trajetória do Grupo Galpão, que atua há 35 anos na cena teatral brasileira e é um dos mais importantes do país.

Eduardo Moreira, um dos fundadores do Grupo Galpão, destacou a importância do teatro para o país. “ Um país sem cultura, arte e teatro é um país sem memória. E um país sem memória não tem história, tem um povo sem senso crítico e manipulável”, disse.

Lista completa de vencedores do 29º Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro:

Autor:
Grace Passô por “Vaga carne”

Direção:

Duda Maia por “Auê”

Ator:

Marcos Caruso por “O escândalo Philippe Dussaert”

Atriz:
Vilma Melo por “Chica da Silva, o musical”

Cenário:
André Curti e Artur Luanda Ribeiro por “Gritos”

Figurino:

Luiza Fardin por “Se eu fosse Iracema”

Iluminação:
Renato Machado por “Uma praça entre dois prédios, próximo de um chaveiro, grafites na parede e uma árvore”

Música:
Luciano Moreira e Felipe Vidal por “Cabeça [um documentário cênico]”

Inovação:
Rede Baixada em Cena, pelo movimento de discutir a criação estética e o poder de mobilização de 18 coletivos de 13 cidades da Baixada Fluminense.

Para mais informações e fotos do evento:

Edelman Significa

Camila Chaves
camila.chaves@edelmansignifica.com
(21) 3590-8409

Mais informações sobre Imprensa

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Últimos press releases

Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Siga-nos

Acompanhe nossos projetos e notícias através de alertas via email, Twitter e aplicativos para investidores e imprensa.