Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2014 – Estudantes brasileiros se preparam para a Shell Eco-marathon Américas, competição de eficiência energética que ocorre anualmente nos Estados Unidos. E desta vez, em número recorde: 10 times, representando cinco estados, estão inscritos para o evento que será realizado entre os dias 9 e 12 de abril em Detroit, Michigan. Mais de 1.000 estudantes vindos de Estados Unidos, Canadá, México, Guatemala, Chile e Brasil estarão presentes e tentarão vencer o desafio de percorrer a maior distância utilizando a menor quantidade de energia.

“Estamos muito satisfeitos com o aumento no número de universidades brasileiras inscritas – em 2014 foram cinco - pois isso reflete o avanço da pesquisa energética no país”, analisa a gerente de Investimentos Sociais da Shell Brasil, Leíse Duarte. A competição estudantil é considerada a maior da categoria, e desafia escolas e universidades a criarem protótipos eficientes, estimulando inovação e pesquisa no segmento de energia.

A disputa, que anualmente era realizada em Houston, chega em abril à cidade de Detroit, onde os preparativos já foram iniciados. Conhecida por abrigar diferentes empresas da indústria automobilística, a cidade já percebe as recentes transformações: reparos nas ruas no centro da cidade e melhorias na infraestrutura são parte dos mais de US$ 450 mil investidos pela Shell em preparação para a competição.

E o novo palco não é a única novidade na edição 2015: nos dias 15 e 16 de dezembro, quatro estudantes brasileiros participaram de uma visita às instalações de montadoras no OEM Design Center, atividade promovida pela Shell e que antecede a competição. Rafael Fiori dos Santos e Ricardo Canto Scaglione Netto representaram a Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo; e Natan Cardozo Leal e Melissa Yukari Ishizu Otani representaram a Universidade Federal de Santa Catarina.

Equipes brasileiras de diferentes estados participarão da competição em Detroit: Minas Gerais, com três equipes; São Paulo, com duas; Santa Catarina, que levará três times; Rio Grande do Sul e Paraná, cada um com um time.

O Brasil já ocupou o primeiro lugar no pódio da Shell Eco-marathon Américas. Em 2009, o projeto da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) venceu o prêmio Design na competição com seu modelo inovador e arrojado, batizado de Sabiá 6. Este ano, brasileiros foram terceiro colocados na categoria bateria elétrica, com o protótipo ‘Ecoveículo’, da UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá.

A marca alcançada foi de 264,44 quilômetros percorridos por kilowatt/hora – equivalente a um percurso entre Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) utilizando uma única bateria. Esta será a quarta participação do país na competição.

Sobre a Shell eco-marathon

Existente desde 1939, a Shell Eco-marathon é considerada a maior disputa de eficiência energética do mundo. Com o objetivo de percorrer a maior distância com a menor quantidade de combustível, a Shell Eco-marathon desafia estudantes de diversos países a projetar, construir, testar e aprimorar protótipos de alto desempenho seguindo os mais rígidos controles de segurança. Com as etapas Américas, Ásia e Europa - realizadas em diferentes momentos - a disputa abrange seis categorias de energia: Gasolina, Etanol, Diesel, Bateria Elétrica, Hidrogênio e GTL (Gás para Líquido). Podem participar estudantes universitários e do ensino médio.

Para mais informações sobre a maratona, imagens e contato com as equipes brasileiras:

Assessoria de Imprensa Shell Brasil

Glauco Paiva

(21) 3984-7413

glauco.paiva@shell.com

Igor Baiense

(21) 3984-7897

igor.baiense@shell.com

Cajá – Agência de Comunicação

Juliana Saporito – juliana@caja.com.br

Maria Clara Machado – mariaclara@caja.com.br

(21) 2217-1403

Outros press releases

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Últimos press releases

Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Centro de investidores

Mantenha-se atualizado com o preço de nossas ações, resultados trimestrais e próximos eventos (abre no Shell.com em inglês).

Relatórios anuais e publicações

Publicamos o Relatório de Sustentabilidade da Shell desde 1998. Nosso objetivo é manter nossos valores de transparência e honestidade, além mostrar como contribuimos para o desenvolvimento sustentável.

Siga-nos

Mantenha-se atualizado com os projetos da Shell via RSS, alertas por e-mail, Twitter ou através de nosso aplicativo (abre no Shell.com em inglês).