Rio de Janeiro, 09 de Dezembro de 2014 - A Shell confirmou nesta terça-feira a segunda lista dos indicados do Rio de Janeiro à 27ª edição do Prêmio Shell de Teatro. Os espetáculos desta etapa concorrerão ao prêmio juntamente com os indicados na lista do primeiro semestre.

As obras “Galápagos”, “A dama do mar” e “Chacrinha – o musical” têm o maior número de indicações no segundo semestre, concorrendo cada peça em duas categorias. “Galápagos” é finalista em Autor e Iluminação. “A dama do mar” também poderá levar o prêmio de Iluminação, além do de Cenário. Por fim, “Chacrinha – o musical” acumula indicações nas categorias Cenário e Figurino.

A homenagem especial do Prêmio Shell de Teatro deste ano irá para Jorginho de Carvalho, pela contribuição na formação e profissionalização de gerações de iluminadores do teatro carioca.

Confira a relação completa dos indicados do segundo semestre ao 27º Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro:

Jô Bilac por “Beije minha lápide”

Renata Mizrahi por “Galápagos”

Bruce Gomlevsky por “O funeral”

Companhia de Teatro Manual por “Hominus brasilis”

Cândido Damm por “Vianninha conta o último combate do homem comum”

Mario Borges por “A estufa”

Andrea Beltrão por “Nômades”

Suzana Faini por “Silêncio!”

Gringo Cardia por “Chacrinha – o musical”

Paulo de Moraes por “A dama do mar”

Claudia Kopke por “Chacrinha – o musical”

Kika Lopes por “Ópera do maladro”

Maneco Quinderé por “A dama do mar”

Renato Machado por “Galápagos”

Leandro Castilho por “As bodas de Figaro”

Marcelo Alonso Neves por “Blackbird”

Categoria Inovação:

Espaço Cultural Escola SESC pelo fomento do desenvolvimento cultural local, formação de plateia e integração entre artes cênicas e educação

Premiação

O vitorioso de cada categoria receberá uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. É oferecido aos maiores destaques do ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo separadamente, em nove categorias — Autor, Diretor, Ator, Atriz, Cenografia, Iluminação, Música, Figurino e Categoria Especial.

O júri do Rio de Janeiro é formado por Ana Achcar, Bia Junqueira, João Madeira, Macksen Luiz e Moacir Chaves.

Assessoria de Imprensa Shell Brasil:

Glauco Paiva

glauco.paiva@shell.com