HTML5 Experiment: Show Content Block image on mobile
Manufatura Aditiva

Manufatura Aditiva

A manufatura aditiva é uma tecnologia transformadora, com potencial de reduzir custos e prazos de entrega de equipamentos e acelerar a economia circular, além de diminuir o desperdício e o impacto de carbono nas cadeias de suprimentos. Também conhecida como Impressão 3D, esse processo de manufatura é o casamento perfeito da automação com a soldagem, metalurgia e engenharia mecânica.

Na Shell, o programa de manufatura aditiva busca desenvolver, verificar e validar componentes fabricados através de processos de manufatura aditiva, associados a impressões 3D, desde polímeros até metálicos, para aplicações offshore.

Com parcerias no Sul, Sudeste e Nordeste, a Shell trabalha com diversos institutos de pesquisa, universidades e empresas, a fim de criar e fortalecer conhecimento e recursos no país.

Nossos parceiros: UFRJ, TechnipFMC, SENAI CIMATEC, SENAI ISI Joinville, UFSC.

Toque nas áreas marcadas para aprender mais sobre cada uma delas
additive adjustment man
Detalhe 1

Peça Virtual

O computador é a ferramenta de produção. A peça é escaneada em três dimensões, gerando uma cópia virtual.

Detalhe 2

Planejamento e Manufatura Aditiva

A partir dos dados gerados, é feito um planejamento de produção da peça real. As informações são fornecidas a um robô que usa um arco elétrico de soldagem para fundir arame de metal, sobrepondo, sequencialmente, camadas de material. A temperatura no arco elétrico pode atingir 20.000° C.

Detalhe 3

Peça Real

A peça semipronta é usinada até a forma final. Há economia de matéria-prima e redução do tempo de produção. Há economia de matéria-prima e redução do tempo de produção.

Toque nas áreas marcadas para aprender mais sobre cada uma delas