
Uma forma mais limpa de cozinhar
O fogão desempenha um papel muito importante em diversas casas pelo mundo todo. Porém, a dependência dos combustíveis sólidos tradicionais, como a madeira e o carvão, podem gerar gases perigosos, levando a complicações de saúde. Na China, designs e modelos de negócios inovadores estão surgindo para ajudar a solucionar este desafio.
A China é um país diverso, com inúmeras culturas, muitos climas, níveis de renda e diferentes gastronomias. Algo comum a 45% do país, no entanto, é a dependência de combustíveis sólidos e potencialmente danosos usados para aquecimento e alimentação, e a tecnologia básica necessária para a queima deles. A Shell está colaborando com a Global Alliance for Clean Cookstoves (em português, Aliança Global para Fogões Limpos) para ajudar a mudar esta situação, usando novas tecnologias e modelos de negócios inovadores.
Shell investe em um futuro melhor para a energia com fogões limpos na China
Título: Shell investe em um futuro melhor para a energia com fogões limpos na China
Duração: 45”
Transcrição de "Fogões limpos na China"
(A música da Shell toca)
(Sequência em desenho animado)
Uma tela rosa com uma caixa de texto amarela no centro se abre.
(Exibição de texto)
Dublagem e texto: Como um fogão novo pode ajudar as famílias chinesas?
(Sequência em desenho animado)
A caixa se expande para incluir a cópia completa, e aparece o desenho de um fogão e de uma família chinesa, conectando as palavras em destaque.
(Dublagem)
Na China, ainda é comum para milhares de famílias cozinhar e aquecer a casa usando fogões improvisados com fogo aberto, produzindo muita fumaça.
(Sequência em desenho animado)
Aparece um vilarejo chinês, junto com a bandeira e o mapa da China. Aparecem as imagens de uma panela no fogão e duas mãos sobre o fogo, representando o aquecimento.
(Exibição de texto)
Cozinhar
Aquecimento
(Sequência em desenho animado)
A mãe e seus dois filhos estão cozinhando no fogão.
(Exibição de texto)
Milhares de famílias
(Dublagem)
As emissões tóxicas criadas ao cozinhar e pelo aquecimento podem causar graves problemas de saúde.
(Exibição de texto)
Emissões tóxicas
(Sequência em desenho animado)
Aparecem as imagens de uma panela no fogão e duas mãos sobre o fogo, representando o aquecimento. A tela se enche de fumaça
(Dublagem)
É por isso que a Shell está trabalhando com a Global Alliance no projeto Clean Cookstoves (Aliança Global para Fogões Limpos, em português) e com os governos locais para oferecer aos moradores de seis províncias tecnologias para cozinhar e aquecer de forma mais limpa.
(Sequência em desenho animado)
Aparece um vilarejo chinês, junto com a bandeira e o mapa da China, além do logotipo da Shell. Uma caixa de texto amarela aparece
(Texto)
Global Alliance for Clean Cookstoves
Governos locais
6 províncias
(Sequência em desenho animado)
Uma família chinesa aparece na cozinha com a mãe cozinhando
(Texto)
Cozinhar de forma mais limpa
Tecnologia para aquecimento
(Dublagem)
Estes fogões inovadores fazem a queima de forma mais eficiente, reduzindo as emissões e a poluição atmosférica, além de melhorar a saúde das pessoas. Para que as famílias possam respirar com mais facilidade enquanto desfrutam juntos de refeições mais saudáveis e menos enfumaçadas.
(Sequência em desenho animado)
Vemos um desenho do novo fogão limpo com um raio identificado como 1, uma seta apontando para baixo como 2, uma chama como 3 e uma família chinesa como 4.
(Texto)
Queima mais eficiente
Reduzindo as emissões e a poluição atmosférica
Melhorando a saúde
Famílias podem respirar com mais facilidade
(Sequência em desenho animado)
Aparece uma refeição tradicional chinesa, com um rosto sorridente e uma família chinesa.
(Texto)
Desfrutam juntos de refeições sem fumaça
(Dublagem)
Esta é apenas uma das maneiras através das quais a Shell e a Global Alliance para o projeto Clean Cookstoves estão ajudando a levar energia mais limpa e melhor qualidade do ar para famílias no mundo todo.
(Sequência em desenho animado)
Uma família chinesa fazendo uma refeição em sua mesa de jantar.
(Sequência em desenho animado)
Vemos o vilarejo do alto.
(Sequência em desenho animado)
Um globo aparece mostrando o Reino Unido, a China, a Índia, o Quênia, o Brasil, a Alemanha e os EUA.
(Fim do quadro)
#makethefuture
Símbolo da Shell
Mnemônica da Shell
Através de parcerias com 1.800 parceiros públicos e privados, a Global Alliance for Clean Cookstoves está tentando abordar o problema global de fogões sujos e ineficientes. A Shell é o maior parceiro privado envolvido no projeto e, desde 2010, já contribuiu com US$ 13 milhões para a causa.
Os efeitos da poluição em ambientes fechados na China são extensos. Os combustíveis que emitem fumaça impactam a saúde de mais de 600 milhões de pessoas no país todo, levando a mais de 600 mil mortes por ano.
Ao promover novas tecnologias e modelos de negócio em sete projetos financiados pela Shell, a Alliance está ajudando a resolver esse problema. Estes projetos lançaram fogões inovadores que usam a eletricidade para sugar o ar e queimar os combustíveis completamente, operando de forma mais eficaz e reduzindo as partículas de fumaça nocivas.
Um destes novos produtos é um fogão alimentado por eletricidade gerada a partir da biomassa. O produto foi projetado de forma a ser embutido, como comumente usado pelas famílias chinesas tradicionais. Ou seja, as pessoas podem continuar com seus hábitos culinários, o que, certamente, vai estimular um maior nível de aceitação.
Além de introduzir essa nova tecnologia, estes projetos iniciais estão testando seu uso e também os diferentes modelos de negócio e as estratégias de marketing, para estabelecer um fogão saudável e sustentável e abrir o mercado para a biomassa no país.
Inicialmente, os projetos previam ajudar 1.828 famílias, mas mais de 210 mil foram beneficiadas, devido ao apoio adicional do governo local. No futuro, o objetivo é aumentar ainda mais esse número.
Combinando os esforços de seus parceiros, a Alliance pretende levar 100 milhões de fogões limpos para casas em todo o mundo até 2020, enquanto o Ministério da Agricultura chinês espera ter 40 milhões de fogões limpos em todo o país.
Futuros projetos buscarão desenvolver a tecnologia e aumentar essa distribuição, ajudando mais famílias a desfrutarem juntas das refeições em ambientes quentes e seguros.
Descubra novas ideias brilhantes
Gasodutos para um futuro melhor
Em Gujarat, na Índia, o gás natural está substituindo os combustíveis sólidos, levando um ar mais puro para a casa das pessoas.
Energizando o ritmo do samba com a luz solar do Rio
Esta comunidade no Rio está sendo transformada graças a um de seus recursos mais abundantes: a luz solar.
A água poderia ser a única emissão liberada por um carro?
O hidrogênio pode abastecer os carros do futuro e substituir as emissões liberadas pelos exaustores tradicionais por vapor de água.
Iluminando vidas com a gravidade
Para 80% da população do Quênia que vive sem acesso à eletricidade, uma solução para iluminação inovadora está oferecendo um futuro mais brilhante.
Mais Sobre Iniciativas Do Make The Future
Uma expedição movida pela energia renovável
Com o fornecimento de biocombustíveis avançados, a Shell apoia uma expedição polar de pai e filho com o objetivo de explorar o futuro da energia
Como as ideias podem iluminar vidas
Para pessoas sem acesso, soluções de iluminação sustentável como GravityLight podem ajudar a transformar vidas e inspirar a criatividade.