A comunidade do Santa Marta fica no Rio de Janeiro, abaixo da famosa estátua do Cristo Redentor. Apesar de sua localização invejável, sofre com a má conexão à rede elétrica da cidade. Isto resulta em uma precária e cara  eletricidade. Mas a startup carioca Insolar está mudando isso.

Com o apoio da Shell, a empresa está instalando painéis solares pela comunidade, tirando proveito da luz solar do Rio e ajudando a levar energia mais limpa e em maior volume para a população local.

Fundada pelo empreendedor brasileiro Henrique Drumond, a empresa visa a capacitar as pessoas locais ao instalar 150 painéis solares em um projeto no Santa Marta.

Para aproveitar as 2.000 horas anuais de luz solar, os painéis foram colocados em edifícios que beneficiam a comunidade toda, incluindo as creches, os centros comunitários e a escola de samba locais. O objetivo não é apenas oferecer energia a um custo acessível, mas fazer com que essas organizações economizem seu dinheiro, que poderá ser usado para investimentos diferentes, como a compra de livros para as crianças da creche ou o ensino de música e a compra de instrumentos.

A Shell e a Insolar também estão colaborando com a comunidade local e já treinaram mais de 35 residentes, oferecendo a eles as habilidades para instalar e fazer a manutenção dos painéis solares, deixando benefícios duradouros, além de manter o Santa Marta dançando!

Descubra novas ideias brilhantes

Uma forma mais limpa de cozinhar

Na China, a fumaça dos combustíveis sólidos tradicionais torna os fogões um perigo para a saúde das pessoas. Os designs e os modelos de negócios inovadores estão solucionando este problema.

Iluminando vidas com a gravidade

Para 80% da população do Quênia que vive sem acesso à eletricidade, uma solução para iluminação inovadora está oferecendo um futuro mais brilhante.

Mais Sobre Iniciativas Do Make The Future

Mostre seu apoio

Você pode mostrar o seu apoio ao #makethefuture. Ao assinar o nosso compromisso, você estará apoiando as colaborações com os empreendedores de energia descritos abaixo.