Quando pensamos na poluição do ar, frequentemente lembramos das chaminés de fábricas e dos escapamentos de carros. No entanto, a poluição em espaços interiores causada pela queima de combustíveis sólidos ineficientes ainda representa sérios riscos para a saúde de pessoas pelo mundo todo. O estado indiano de Gujarat está combatendo esse problema com gás natural.

Por toda a Índia, estima-se que 500 mil mortes por ano estão relacionadas à poluição em espaços interiores, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Outras 5 milhões de pessoas sofrem de doenças relacionadas a ela, como câncer de pulmão e problemas oculares.

Os combustíveis sólidos estão entre as maiores causas da poluição em espaços interiores, pois cerca de 700 milhões de indianos ainda dependem de madeira, carvão e estrume animal para cozinhar.

Não são apenas os gases desses combustíveis que são perigosos.  Acender o fogo pode levar horas: é uma tarefa cansativa e trabalhosa, e normalmente são as mulheres e as crianças que a desempenham.

Em Gujarat, porém, a Shell está colaborando com uma iniciativa governamental para conectar gasodutos de gás natural na casa das pessoas, melhorando a condição da vida delas.

Estes gasodutos conectam- se aos fogões a gás, eliminando os gases tóxicos oriundos dos combustíveis sólidos. Além disso, possibilitam o acesso a uma chama no fogão ao girar um botão e oferecem oportunidades econômicas para aquelas pessoas que perdiam tempo procurando combustíveis sólidos.

"Após começarmos a usar gás, sobrou mais tempo para trabalharmos", conta Rameelaben, uma mulher que mora em um vilarejo rural em Gujurat.

"Com o tempo extra em mãos, trabalhamos com serviços domésticos e recebemos 1.500 rupias (aproximadamente R$ 75) a mais por mês."

Gujarat é o primeiro local a se beneficiar do gás natural, mas não será o último. O objetivo do governo agora é expandir para mais estados onde este acesso poderá ajudar a salvar vidas.

Descubra novas ideias brilhantes

Uma forma mais limpa de cozinhar

Na China, a fumaça dos combustíveis sólidos tradicionais torna os fogões um perigo para a saúde das pessoas. Os designs e os modelos de negócios inovadores estão solucionando este problema.

Iluminando vidas com a gravidade

Para 80% da população do Quênia que vive sem acesso à eletricidade, uma solução para iluminação inovadora está oferecendo um futuro mais brilhante.

Mais Sobre Iniciativas Do Make The Future

Mostre seu apoio

Você pode mostrar o seu apoio ao #makethefuture. Ao assinar o nosso compromisso, você estará apoiando as colaborações com os empreendedores de energia descritos abaixo.