Desde 2017, a Shell patrocina o PetroTeam UFRJ, equipe formada por estudantes de Engenharia de Petróleo que reservam parte de seu tempo para se dedicar à competição universitária PetroBowl. Com disputas acirradas em diversas regiões, o torneio envolve exercícios desafiadores de conhecimentos gerais da indústria de óleo e gás, questões da história do setor e matérias de estatística. Tudo em inglês, em formato de quiz, com poucos segundos para cada resposta e com interpretação de gráficos em temas bem específicos. O PetroBowl é dividido em seis etapas regionais, classificatórias para o campeonato mundial.

Em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, a Shell apoia o PetroTeam UFRJ, pois entende a importância de parcerias com a academia e acredita no poder transformador de jovens universitários, além de contribuir para difundir, cada vez mais, o debate em assuntos ligados a energia. Com o suporte financeiro da companhia, a equipe disputou o mundial do PetroBowl, no dia 30 de setembro, em Calgary, no Canadá. Com a participação de 32 times de diversos países, a final será realizada durante a Conferência e Exposição Técnica Anual da Society of Petroleum Engineers (SPE).

Com muita energia e inovação, o time da UFRJ foi campeão de todas as quatro edições do Regional Latin America & Caribbean do PetroBowl. Em maio de 2019, eles venceram o campeonato em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, em uma disputa intensa que durou longas horas. Com a vitória, o PetroTeam se qualificou para o torneio mundial, no Canadá. Hoje, a equipe é formada por quatro integrantes (universitários da UFRJ) e um técnico (pesquisador da universidade).

Mais sobre Energia e Inovação

Inspirando Jovens - CTEM

Buscamos inspirar mais jovens a estudar os tópicos envolvidos em CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e apoiamos as empresas start-up e os jovens empreendedores.

Iniciativa Jovem

Descubra o programa da Shell que contribui para a inserção social dos jovens por meio da cultura empreendedora, capacitando-os para criar projetos sustentáveis.