Um novo sistema energético está surgindo. O Acordo de Paris enviou um sinal para o mundo: a mudança do clima é uma questão séria que os governos estão determinados a abordar. Até 2070, há uma grande possibilidade de existir um sistema de energia muito diferente do atual.

O cenário Sky descreve o que acreditamos seruma rota tecnológica, industrial e economicamente possível para o futuro, consistente com a limitação do aumento da temperatura média global para bem abaixo de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais. O levantamentorevela o potencial de um novo sistema que traz energia moderna a todos no mundo, sem produzir um legado climático ao qual a sociedade não possa facilmente se adaptar.

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts avaliou as projeções climáticas do cenário Sky, usando seu modelo integrado de avaliação global do sistema. Eles publicaram seu trabalho analisando os impactos climáticos do Sky, intitulado “Cumprindo os Objetivos do Acordo de Paris: Os Impactos do Cenário Sky na Temperatura”. O relatório destaca: “Identificamos que o aumento da temperatura na superfície global em 2100 é de 1,75°C acima dos níveis pré-industriais, com uma probabilidade de 85% de permanecer abaixo de 2°C”.

O Sky mostra uma transformação para um sistema de energia de baixo carbono, com o mundo alcançando a meta da temperatura estabelecida no Acordo de Paris. Consumidores,  empresas e governos terão de enfrentar escolhas difíceis e os caminhos para a energia de baixo carbono vão variar de acordo com cada país e setor. Ao longo de 50 anos, muda a forma como a sociedade utiliza e produz energia.

Mas ao incentivar a transformação, o sucesso para o objetivo do Acordo de Paris não é garantido. O cenário Sky está baseado numa combinação complexa de ações da sociedade, dos mercados e dos governos. Reconhece que as mudanças necessárias caminharão em diferentes ritmos em diferentes lugares, e que, em última análise, devem transformar todos os setores da atividade económica. Em apenas 50 anos, as mudanças devem ocorrer de forma ampla na economia e em determinados setores.

Mais sobre Energia e Inovação

Shell Eco-marathon

A Shell Eco-marathon é uma competição de fomento à pesquisa energética que desafia estudantes universitários e do ensino médio a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia.

Futuro da Energia

Na Shell, usamos engenhosidade, inovação e tecnologia para buscar a energia necessária para nossos consumidores, limitando os impactos no meio ambiente.

Você também pode gostar

Nossa abordagem

Contribuir com o desenvolvimento sustentável significa ajudar a atender à crescente demanda global de energia de maneira econômica, social e ambientalmente responsável.

Meio ambiente

Buscamos continuamente maneiras de reduzir o impacto ambiental de nossas operações.