Shell Eco-Marathon Brasil
Anualmente, a Shell Eco-marathon Brasil desafia jovens a pensar, desenhar e construir protótipos de carros ultraeficientes. Com disputas em Etanol, Bateria Elétrica e Gasolina, a competição recebe centenas de universitários no Rio de Janeiro para responder aos desafios do futuro da energia.
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Atualizado em: Aug 25, 2022 18:30
Confira a classificação completa!
Motor a combustão interna
- 1º lugar: Pato A Jato (etanol) / Universidade Tecnológica Federal do Paraná – 619 km/l
- 2º lugar: Eco Delta (gasolina)/ Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornélio Procópio – 292 km/l
- 3º lugar: Pé Vermelho Racing Team (gasolina)/ Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira - 223 km/l.
Bateria elétrica
- 1º lugar: Milhagem UFMG Elétrico/Universidade Federal de Minas Gerais – 312 km/kWh
- 2º lugar: IFECO/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Rio Grande - 225km/KWh
- 3º lugar: Kiri FAN / Universidad Tecnológica Nacional - Facultad Regional General Pacheco – 180 km/kWh
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Atualizado em: Aug 25, 2022 18:30
A quinta edição do evento também premiou as esquipes que tiveram melhor desempenho fora das pistas!
O quesito segurança ficou com Eficiem Elétrico (Universidade Federal de Santa Catarina Joinville), melhor design com a Pato a Jato (Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco), inovação técnica também com a Pato a Jato; a equipe Unisabana Heroes, da Colômbia ganhou uma Menção Honrosa em Inovação Técnica; segurança de viagem foi para a equipe mexicana Miztli e a equipe com o melhor espírito do evento foi para e-Wolt Racing (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca).
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Atualizado em: Aug 25, 2022 18:00
Equipe Pato a Pato campeã na categoria combustão interna – etanol
Na categoria motor à combustão interna, a paranaense Pato a Jato conquistou o tetracampeonato e atingiu o marco de 619km/litro de etanol. Os segundo e o terceiro lugares da categoria também ficaram equipes paranaenses: Eco Delta (gasolina), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornélio Procópio, com 292km/l; seguida pela Pé Vermelho Racing Team, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira, com 223 km/l.
Foto: Fernando Souza -
Atualizado em: Aug 25, 2022 18:00
Equipe Milhagem UFMG Elétrico campeã na categoria bateria elétrica
Na categoria bateria elétrica, a que mais cresceu na edição de 2022 - quase 80% dos protótipos participantes se encaixaram nesta modalidade, em 2019 este número era de 50% – a equipe Milhagem UFMG Elétrico, da Universidade Federal de Minas Gerais, fez história e conquistou o primeiro lugar com um nível de eficiência energética de 312 km/kWh. O marco seria suficiente para percorrer o trajeto entre Resende (RJ) e Santos (SP).
Foto: Fernando Souza -
Atualizado em: Aug 25, 2022 18:00
Paraná e Minas Gerais vencem a quinta edição da Shell Eco-marathon!
A quinta edição da Shell Eco-marathon chegou ao fim, no Pier Maua (RJ), e coroou as equipes Pato a Jato (categoria combustão interna – etanol), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco e a Milhagem UFMG Elétrico (categoria bateria elétrica), da Universidade Federal de Minas Gerais, como as grandes vencedoras dessa edição. As duas equipes foram classificadas para participar da etapa das Américas, nos EUA. A Shell Eco-maraton, que é uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo, foi realizado de 22 a 25 de agosto e contou com 30 equipes do Brasil e das Américas!
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Atualizado em: Aug 25, 2022 14:00
Conheça uma das competidoras da Shell Eco-marathon 2022!
“Meu professor costuma falar que as mulheres têm mais atenção ao volante”, conta Thaila Mariano, de 21 anos, da Pe Vermelho Racing Team e aluna de engenharia elétrica. “Participar da Shell Eco-marathon me ajudou a adquirir conhecimentos práticos de mecânica e me aprimorar na elétrica também. Além disso, está sendo uma emoção muito grande representar a equipe como pilota, passar na pista e ver o pessoal torcendo foi incrível", se emociona.
Foto: Fernando Souza InformaçãoEquipe de Thaila competiu na categoria Gasolina
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Atualizado em: Aug 25, 2022 09:30
A pista é delas!
Nos boxes da Shell Eco-marathon, foram quase 300 jovens universitários que construíram, consertaram e aperfeiçoaram seus protótipos de carros ultra eficientes. Mas nas pistas, foram elas as responsáveis pelo desempenho de seus veículos. Na quinta edição do evento, que ocorreu no Pier Mauá, mais 80% dos protótipos foram pilotados por alunas.
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Atualizado em: Aug 24, 2022 10:00
Como a Shell Eco-marathon funciona?
No evento, cada veículo deve percorrer 12 voltas em no máximo 27 minutos. A equipe que fizer o percurso utilizando a menor quantidade de energia, vence! Ao longo das últimas edições, os carros elétricos têm ganhado espaço entre os concorrentes de combustão interna. Na edição de 2022, quase 80% dos protótipos utilizaram bateria elétrica.
Ao todo, foram 30 equipes do Brasil, Argentina, México, Colômbia e Peru que produzem protótipos de carros movidos a três tipos de energia: etanol, gasolina e bateria elétrica.
Equipes começaram os preparativos para competição na manhã do segundo dia de evento. Foto: Fernando Souza -
Atualizado em: Aug 23, 2022 09:30
Shell Eco-marathon também abrigou o Shell Talks 2022
Além da Shell Eco-marathon – entre os dias 23 a 25 de agosto, o Pier Mauá também foi palco do Shell Talks, que aconteceu em paralelo ao Shell Eco-marathon, e trouxe debates sobre o futuro da energia no Armazém 5. Com a presença de especialistas, os cinco painéis que abordaram assuntos como: segurança energética e competitividade; a agenda ESG na visão dos CEOs; diversidade, equidade e inclusão; transição energética; e a tecnologia impulsionando o futuro da mobilidade. As palestras aconteceram em formato híbrido – presencialmente e com transmissão ao vivo pelo site da companhia e redes sociais dos jornais O Globo e Valor Econômico (LinkedIn, Facebook e YouTube)..
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Atualizado em: Aug 22, 2022 15:00
Desafios com resultados ultraeficientes.
Em 2019, o vencedor da categoria gasolina alcançou a marca recorde de cerca de 542,4 km/L do combustível. Também em 2019, o time vencedor na categoria etanol alcançou a marca de 702,4km/L do combustível. O recorde para bateria elétrica foi em 2017, com impressionantes 363,6 km/kWh!
Year: 2019
Team Name: Pato a Jato
Country: Brazil
Institution Name: Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco
Vehicle Class: Prototype
Energy Category (Fuel type): Internal Combustion Engine (Ethanol)
Result: 702.4 km/l
Year: 2019
Team Name: Drop Team
Country: Brazil
Institution Name: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Erechim
Vehicle Class: Prototype
Energy Category (Fuel type): Internal Combustion Engine (Gasoline)
Result: 542.4 km/l
Year: 2017
Team Name: EFICEM
Country: Brazil
Institution Name: Universidade Federal de Santa Catarina Joinville
Vehicle Class: Prototype
Energy Category: Battery Electric
Result: 363.6 km/kWh
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Atualizado em: Aug 22, 2022 14:00
Uma competição mundial
Além do Brasil, Colômbia, Peru, México e Argentina estavam entre os competidores!
Competidores do México marcaram presença no Pier Mauá. Foto: Fernando Souza -
Atualizado em: Aug 22, 2022 13:00
Shell Eco-marathon 2022
O primeiro dia da competição foi marcado pela chegada das primeiras equipes credenciadas nos paddocks do Pier Mauá
InformaçãoParticiparam mais de 300 estudantes da América Latina!
Saiba mais sobre a Shell
Energia e Inovação
Inovação é fundamental para a produção de energia e torna-se ainda mais relevante quando a demanda por geração de energia aumenta.
Sociedade e Meio Ambiente
Contribuir com o desenvolvimento sustentável é atender à crescente demanda global de energia de maneira econômica, social e ambientalmente responsável.