• Confira a classificação completa!

    Motor a combustão interna

    • 1º lugar: Pato A Jato (etanol) / Universidade Tecnológica Federal do Paraná – 619 km/l
    • 2º lugar: Eco Delta (gasolina)/ Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornélio Procópio – 292 km/l
    • 3º lugar: Pé Vermelho Racing Team (gasolina)/ Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira - 223 km/l.

    Bateria elétrica

    • 1º lugar: Milhagem UFMG Elétrico/Universidade Federal de Minas Gerais – 312 km/kWh
    • 2º lugar: IFECO/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Rio Grande - 225km/KWh
    • 3º lugar: Kiri FAN / Universidad Tecnológica Nacional - Facultad Regional General Pacheco – 180 km/kWh
  • A quinta edição do evento também premiou as esquipes que tiveram melhor desempenho fora das pistas!

    O quesito segurança ficou com Eficiem Elétrico (Universidade Federal de Santa Catarina Joinville), melhor design com a Pato a Jato (Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco), inovação técnica também com a Pato a Jato; a equipe Unisabana Heroes, da Colômbia ganhou uma Menção Honrosa em Inovação Técnica; segurança de viagem foi para a equipe mexicana Miztli e a equipe com o melhor espírito do evento foi para e-Wolt Racing (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca).

  • Equipe Pato a Pato campeã na categoria combustão interna – etanol

    Na categoria motor à combustão interna, a paranaense Pato a Jato conquistou o tetracampeonato e atingiu o marco de 619km/litro de etanol. Os segundo e o terceiro lugares da categoria também ficaram equipes paranaenses: Eco Delta (gasolina), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornélio Procópio, com 292km/l; seguida pela Pé Vermelho Racing Team, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira, com 223 km/l.

    Na imagem, os membros da equipe Pato a Pato comemoram a vitória com o cheque de 1.500 dólares
    Foto: Fernando Souza
  • Equipe Milhagem UFMG Elétrico campeã na categoria bateria elétrica

    Na categoria bateria elétrica, a que mais cresceu na edição de 2022 - quase 80% dos protótipos participantes se encaixaram nesta modalidade, em 2019 este número era de 50% – a equipe Milhagem UFMG Elétrico, da Universidade Federal de Minas Gerais, fez história e conquistou o primeiro lugar com um nível de eficiência energética de 312 km/kWh. O marco seria suficiente para percorrer o trajeto entre Resende (RJ) e Santos (SP).

    Na imagem, os membros da equipe Milhagem UFMG Elétrico comemoram a vitória com o cheque de 1.500 dólares
    Foto: Fernando Souza
  • Paraná e Minas Gerais vencem a quinta edição da Shell Eco-marathon!

    A quinta edição da Shell Eco-marathon chegou ao fim, no Pier Maua (RJ), e coroou as equipes Pato a Jato (categoria combustão interna – etanol), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco e a Milhagem UFMG Elétrico (categoria bateria elétrica), da Universidade Federal de Minas Gerais, como as grandes vencedoras dessa edição. As duas equipes foram classificadas para participar da etapa das Américas, nos EUA. A Shell Eco-maraton, que é uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo, foi realizado de 22 a 25 de agosto e contou com 30 equipes do Brasil e das Américas!

  • Conheça uma das competidoras da Shell Eco-marathon 2022!

    “Meu professor costuma falar que as mulheres têm mais atenção ao volante”, conta Thaila Mariano, de 21 anos, da Pe Vermelho Racing Team e aluna de engenharia elétrica. “Participar da Shell Eco-marathon me ajudou a adquirir conhecimentos práticos de mecânica e me aprimorar na elétrica também. Além disso, está sendo uma emoção muito grande representar a equipe como pilota, passar na pista e ver o pessoal torcendo foi incrível", se emociona.

    Na imagem, a pilota Thalia Mariano da Pé Vermelho Racing Team está com seu uniforme de corrida e segura seu capacete, em frente a pista de corrida.
    Foto: Fernando Souza
    Informação

    Equipe de Thaila competiu na categoria Gasolina

  • A pista é delas!

    Nos boxes da Shell Eco-marathon, foram quase 300 jovens universitários que construíram, consertaram e aperfeiçoaram seus protótipos de carros ultra eficientes. Mas nas pistas, foram elas as responsáveis pelo desempenho de seus veículos. Na quinta edição do evento, que ocorreu no Pier Mauá, mais 80% dos protótipos foram pilotados por alunas.

  • Como a Shell Eco-marathon funciona?

    No evento, cada veículo deve percorrer 12 voltas em no máximo 27 minutos. A equipe que fizer o percurso utilizando a menor quantidade de energia, vence! Ao longo das últimas edições, os carros elétricos têm ganhado espaço entre os concorrentes de combustão interna. Na edição de 2022, quase 80% dos protótipos utilizaram bateria elétrica.

    Ao todo, foram 30 equipes do Brasil, Argentina, México, Colômbia e Peru que produzem protótipos de carros movidos a três tipos de energia: etanol, gasolina e bateria elétrica.

    Na imagem, membros de uma equipe que compete no Eco-Marathon estão com carregando um protótipo de carro, de cor azul e que possui três rodas.
    Equipes começaram os preparativos para competição na manhã do segundo dia de evento. Foto: Fernando Souza
  • Shell Eco-marathon também abrigou o Shell Talks 2022

    Além da Shell Eco-marathon – entre os dias 23 a 25 de agosto, o Pier Mauá também foi palco do Shell Talks, que aconteceu em paralelo ao Shell Eco-marathon, e trouxe debates sobre o futuro da energia no Armazém 5. Com a presença de especialistas, os cinco painéis que abordaram assuntos como: segurança energética e competitividade; a agenda ESG na visão dos CEOs; diversidade, equidade e inclusão; transição energética; e a tecnologia impulsionando o futuro da mobilidade. As palestras aconteceram em formato híbrido – presencialmente e com transmissão ao vivo pelo site da companhia e redes sociais dos jornais O Globo e Valor Econômico (LinkedIn, Facebook e YouTube)..

  • Desafios com resultados ultraeficientes.

    Em 2019, o vencedor da categoria gasolina alcançou a marca recorde de cerca de 542,4 km/L do combustível. Também em 2019, o time vencedor na categoria etanol alcançou a marca de 702,4km/L do combustível. O recorde para bateria elétrica foi em 2017, com impressionantes 363,6 km/kWh!

    Year: 2019

    Team Name: Pato a Jato

    Country: Brazil

    Institution Name: Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco

    Vehicle Class: Prototype

    Energy Category (Fuel type): Internal Combustion Engine (Ethanol)

    Result: 702.4 km/l

    Year: 2019

    Team Name: Drop Team

    Country: Brazil

    Institution Name: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Erechim

    Vehicle Class: Prototype

    Energy Category (Fuel type): Internal Combustion Engine (Gasoline)

    Result: 542.4 km/l

    Year: 2017

    Team Name: EFICEM

    Country: Brazil

    Institution Name: Universidade Federal de Santa Catarina Joinville

    Vehicle Class: Prototype

    Energy Category: Battery Electric

    Result: 363.6 km/kWh

  • Uma competição mundial

    Além do Brasil, Colômbia, Peru, México e Argentina estavam entre os competidores!

    Jovens da equipe do México chegam ao Pier Mauá para competirem no Shell Eco-Marathon 2022. Créditos da imagem: Fernando Souza
    Competidores do México marcaram presença no Pier Mauá. Foto: Fernando Souza
  • Shell Eco-marathon 2022

    O primeiro dia da competição foi marcado pela chegada das primeiras equipes credenciadas nos paddocks do Pier Mauá

    Informação

    Participaram mais de 300 estudantes da América Latina!

Saiba mais sobre a Shell

Energia e Inovação

Inovação é fundamental para a produção de energia e torna-se ainda mais relevante quando a demanda por geração de energia aumenta.

Sociedade e Meio Ambiente

Contribuir com o desenvolvimento sustentável é atender à crescente demanda global de energia de maneira econômica, social e ambientalmente responsável.