A Shell acredita que um ambiente de trabalho inclusivo reforça o espírito de equipe de seus funcionários e fortalece a sinergia em torno dos objetivos de negócio da companhia. Por isso, tem uma política de Diversidade & Inclusão bem pautada que valoriza as diferenças e garante a todos a oportunidade de desenvolver seu potencial por completo em um espaço de respeito e integração.

Dentro desse cenário, a rede enABLE tem um importante papel de estimular a troca de informações e experiências voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. A iniciativa é formada por profissionais com ou sem deficiência e, por meio de treinamentos, eventos e reuniões regulares, endereça assuntos relacionados ao dia a dia desse grupo.

A EnABLE está presente em 14 países onde a Shell opera e, no Brasil, foi implementada em 2012. Seu objetivo principal é sensibilizar e conscientizar a organização como um todo sobre os desafios das pessoas com deficiência, promovendo discussões em torno de acessibilidade, desenvolvimento de carreira e inclusão.

Essa diversidade proporciona à Shell uma variedade de pontos de vista e de soluções que são vistas como um diferencial estratégico ao estimular criatividade e inovação e, como consequência, elevar a produtividade. A empresa adota uma postura proativa em discutir a empregabilidade de pessoas com deficiência não apenas incluindo-as em seu quadro de funcionários, mas criando oportunidades para que elas possam desenvolver todas as suas habilidades.

Inclusão na prática

Para tornar o ambiente mais acessível, promover a inclusão e estimular empatia entre todos na Shell, a companhia organizou seu primeiro treinamento de Libras, com funcionários da fábrica de lubrificantes. Com aulas semanais, participantes da turma aumentaram seu conhecimento em torno do assunto e hoje já conseguem se comunicar na Língua Brasileira de Sinais. Em breve, a companhia organizará sua segunda turma, que será aberta para toda a empresa. Com a pandemia da COVID-19, a rede também incentiva o uso de máscaras transparentes, acessíveis para pessoas com deficiência auditiva.

Em tom descontraído, participantes do primeiro treinamento de Libras da Shell fazem o sinal de “Shell, eu te amo”
O treinamento de Libras é mais uma iniciativa de inclusão realizada pela Shell

Por solicitação do grupo, a Shell aderiu à hashtag #PraCegoVer, campanha de acessibilidade para pessoas com deficiência visual nas redes sociais. Hoje, toda comunicação interna e externa feita pela companhia é acompanhada de uma descrição detalhada da imagem utilizada. Outra iniciativa importante é o ciclo de mentoria, que aborda principalmente assuntos relativos ao desenvolvimento de carreira e cuja turma é composta por dez funcionários com deficiência.

O Workplace Accessibility, programa global da Shell, oferece recursos de acessibilidade de acordo com as necessidades de cada um. Através de uma plataforma interna da Shell, o funcionário pode acessar um extenso catálogo e solicitar o recurso mais indicado para seu caso.

Além disso, durante a mudança da sede da Shell no Rio de Janeiro da Barra da Tijuca para o Centro da cidade, a rede apontou algumas necessidades de ajuste do novo prédio e organizou uma lista com as principais demandas para que o novo ambiente fosse tão acessível quanto o anterior. Nas recomendações, havia sugestões de adaptação do espaço para cadeirantes, pessoas com deficiência visual e funcionários com mobilidade reduzida.

Presidente da Shell Brasil e líderes das redes de afinidades recebem o prêmio Guia Exame de Diversidade 2019
A Shell recebeu o reconhecimento do Guia Exame de Diversidade em 2019 e 2020

Reconhecimento

Como reconhecimento pelo envolvimento e compromisso com a temática da Diversidade & Inclusão em diferentes frentes, incluindo a agenda voltada a funcionários com deficiência, a Shell foi premiada, por dois anos consecutivos, no Guia Exame de Diversidade. A companhia foi vencedora na categoria “Energia”, levando o troféu em 2019 e 2020, evidenciando suas atividades pela inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência, mulheres, negros e comunidade LGBTQIA+. A premiação é organizada pela revista Exame em parceria com o Instituto Ethos.

Mais Em Diversidade E Inclusão

Apoio à comunidade LGBTQIA+

A TRUEColors é a rede da Shell Brasil de apoio à comunidade LGBTQIA+. Através de debates e ações de empatia, busca proporcionar acolhimento a funcionários da companhia.

Rede Pela Equidade Racial

Criada em 2019, a B Power é a rede da Shell Brasil pela equidade racial. Com encontros semanais, ações de empatia e rodas de conversa, o grupo pretende aumentar a representatividade do negro na Shell e no meio empresarial.

Liderança Feminina

A Gender Balance Network ajuda no desenvolvimento de carreira das mulheres na companhia e as inspira a se tornarem líderes do amanhã. A rede conta também com o importante apoio de homens.