
B-Power
Criada em 2019, a B Power é a rede da Shell Brasil pela Equidade Racial. Com encontros quinzenais focados em sensibilização e educação para toda a população Shell, o grupo pretende aumentar a conscientização acerca de negritude e práticas antirracistas, tal como suportar a instituição nas ações para o aumento de representatividade de profissionais negros na Shell e no ambiente corporativo.
Durante o período de escravidão, que durou quase 400 anos, o Brasil recebeu mais escravizados africanos do que qualquer outro país – cerca de 4,9 milhões. Além de todo o processo desumano, instituiu diversas leis, pré e pós abolição, contra a população negra. Não os permitindo ter terras, estudar e, até considerá-los acessórios que se moviam, podendo ser hipotecados. Também foi o último país do Ocidente a aderir a abolição e, quando o fez, em 1888, não subsidiou meios de integração social, jurídica e econômica.
Efeitos dessa história, oriunda do racismo estrutural, estão presentes até hoje na sociedade. A desigualdade racial no mercado de trabalho brasileiro é um fato comprovado por inúmeras pesquisas, que mostram a diferença salarial e a falta de representatividade em cargos de liderança.
Em 2019, a B Power – Rede de Equidade Racial, foi criada por funcionários Shell a partir de um desejo de falar sobre representatividade, discutir pautas antirracistas, olhar para as subjetividades das pessoas negras, e incentivar a presença de profissionais negros em todas as camadas da organização.
A rede é formada por um comitê de liderança, com pessoas negras e não negras, e os B Supporters, que auxiliam o comitê. Os integrantes se reúnem semanalmente para discutir estratégias em prol da equidade racial.
Uma das iniciativas mais significativas, é a reunião quinzenal com os funcionários Shell, onde discussões e pautas sobre negritude são trazidas para enriquecer ainda mais as conversas. A B Power já atraiu a atenção de muitos funcionários Shell e mantém trocas constantes com outras empresas que compartilham da mesma visão.
O povo africano teve um papel fundamental no desenvolvimento da identidade brasileira. Por isso, datas marcantes como o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, e o Dia da Consciência Negra, são celebrados e muito importantes para reforçar este legado de negritude no país. Muitos funcionários da companhia, parceiros e convidados externos participam, anualmente, desses marcos.
DEPOIMENTOS:
Leandro Pinheiro (CO-CHAIR)
''A rede B Power é um espaço de acolhimento e constante aprendizado onde pude ser recebido de braços abertos desde o primeiro dia na empresa, para entender mais sobre a negritude no Brasil, os dilemas da sociedade, e o papel da representatividade para ampliar a autoestima da população negra.''
Adriana Sátyro
“A rede me proporcionou ferramentas para fazer a diferença no meu cotidiano. Quando estou offshore, posso mudar comportamentos, levar aprendizado e compartilhar histórias para conscientizar e apoiar pessoas pretas. Em casa, como mãe, educo minha filha com orgulho da nossa história e raízes. Entendi que o combate ao racismo estrutural é uma jornada que exige trabalho contínuo na conscientização da população.”
Felipe Barbosa (CHAIR)
“A B Power é um dos projetos mais significativos e gratificantes da minha vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. Por meio dela, pudemos trazer as discussões sobre raça para o centro das atenções, priorizando a sensibilização, conscientização e, sobretudo, a responsabilização em relação à negritude em toda a população da Shell. A partir disso, buscamos criar um ambiente corporativo mais equitativo. Hoje, sinto uma grande felicidade ao perceber que quanto mais vivemos com integridade em nossa negritude, melhor nos tornamos como pessoas e profissionais. Minha missão é garantir que o máximo de pessoas negras, retintas e não retintas, possam ser plenamente elas mesmas.”
Prêmio “Guia Exame de Diversidade”
Como reconhecimento pelo envolvimento e compromisso com a temática da Diversidade & Inclusão em diferentes frentes, incluindo o trabalho desempenhado pela rede B Power, a Shell foi premiada, por dois anos consecutivos, no Guia Exame de Diversidade. A companhia foi vencedora na categoria “Energia”, levando o troféu em 2019 e 2020, evidenciando suas atividades pela inclusão e desenvolvimento de negros, pessoas com deficiência, mulheres e comunidade LGBTQIA+. A premiação é organizada pela revista Exame em parceria com o Instituto Ethos.