
Gender Balance Network
A GBN tem como um dos seus pilares estimular a discussão sobre equidade de gênero, e inspirar mulheres a assumir o protagonismo em suas carreiras, capacitando-as, para que possam ajudar umas às outras a progredir, identificar e discutir pontos que impactam essa trajetória.
Seis letras que, juntas, significam uma imensidão de caminhos, histórias, lutas, concessões, aspirações, sonhos, desejos. Impossível descrever dentro de um substantivo feminino toda a potência e pluralidade do “ser mulher”.

Em linha com os valores de Diversidade, Equidade & Inclusão, em 2006 foi criada a Gender Balance Network (GBN). A rede tem como um dos seus pilares estimular a discussão sobre equidade de gênero, e inspirar mulheres a assumir o protagonismo em suas carreiras, capacitando-as, para que possam ajudar umas às outras a progredir, identificar e discutir pontos que impactam essa trajetória.
Os homens também são convidados e estimulados a entrar no debate, como aliados, sendo parte estratégica desta mudança.
A GBN é composta por colaboradores voluntários da empresa, homens e mulheres, que se identificam e se engajam com a iniciativa. Esse grupo é estruturado tendo como base quatro pilares de atuação: Parcerias, Comunicação, Desenvolvimento e Conscientização. As áreas trabalham de forma interseccional, trocando ideias e experiências, desenvolvendo assim diversas ações para engajamento com os funcionários e com o mercado.
Em 2020, a Shell Brasil aderiu aos sete passos dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, ação desenvolvida em parceria entre a ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas. Esta diretriz sugere princípios a serem seguidos pelas companhias apoiadoras, com o objetivo de empoderar as mulheres para que participem de todos os setores da economia e que sejam integradas nos mais diversos níveis da companhia.
Após um estudo de dados históricos da sociedade e da Shell Brasil e uma análise de esforço organizacional, dentro da perspectiva de desenvolvimento de carreiras, foram definidas metas específicas para aumentar a representatividade feminina em toda a empresa. Uma delas é termos no Brasil, até 2030, 50% de todas as posições preenchidas por elas – ou seja, a mesma quantidade de homens e mulheres em toda a empresa. Outra métrica é o aumento de mulheres em altos cargos de liderança, considerando também outros recortes de diversidade.
Entre as ações criadas para atingirmos as métricas, destacam-se os círculos de mentoria internos com profissionais sêniores na organização, com objetivo de trocar experiências, orientação e estimular o desenvolvimento. Outras iniciativas organizadas pela rede são os debates voltados a diferentes assuntos, para engajamento e conscientização de toda companhia, promovendo reflexões em torno de temas centrais como maternidade, parentalidade, educação inclusiva, carreira e desafios, saúde mental, entre outros muitos.
Dentre as premiações que já recebemos, vale destacar o reconhecimento que ganhamos dentre as empresas de Óleo e Gás, Women in Leadership in Latin America (WILL) edição 2022. Esse prêmio tem o objetivo de incentivar ainda mais os avanços das práticas e políticas de diversidade nas empresas, com foco na equidade de gênero.
DEPOIMENTOS:
VANESSA ALVES (CHAIR)
'Participar ativamente de uma rede é sem dúvida um dos maiores desafios que já tive, mas é uma das experiências mais enriquecedoras que já vivi. Ouvir e compartilhar, criar conexões, construir relações de confiança, apoiar uns aos outros, desenvolver e educar e avançar em nossas pautas, são conquistas de que faz parte deste trabalho. Ser uma parte ativa nesta evolução me motiva e me energiza. Prova que assim como aqui na Shell, todas as empresas podem ter um olhar de Cuidado com os seus ativos mais preciosos, as pessoas! Eu me orgulho muito de representar esta rede dentro da Shell!
MARIANA BARELLA (CO-CHAIR):
“As redes de afinidade sempre foram lugares de muita troca e exposição pessoal que me fizeram descontruir pensamentos e vieses frutos da minha criação. Assumir a liderança de uma dessas redes superou todas as minhas expectativas, tornando-se um verdadeiro choque de realidade, um aprendizado incessante sobre empatia, dores, perspectivas e reflexões, tanto minhas quanto dos outros. A jornada é longa e trabalhosa, mas a gratidão de participar ativamente das discussões, com o apoio integral da minha liderança, me enche de um orgulho imenso em fazer parte da Shell.”
RAFAELLA SEVERO:
''Nossas vivências nos tornam quem somos. Cada vitória representa uma batalha e um aprendizado. E cada fracasso, também. Para nós, mulheres, alguns obstáculos dessa luta podem ser especialmente desafiadores. Mas é na consciência do quanto nós temos em comum que nos superamos. Atuar na GBN é ressignificar a minha própria história, todos os dias. Sinto muito orgulho de fazer parte de um time que compartilha, empatiza, apoia, conecta, acolhe e empodera outras mulheres, e tenho certeza de que este é o verdadeiro caminho da transformação.''
ROBERTA GALVÃO:
"Sinto que eu cresci e amadureci como pessoa e profissional junto com a GBN. Bem no comecinho quando a rede ainda era chamada de “Womens Network”, eu timidamente participava dos almoços com líderes inspiradoras da nossa empresa e nos círculos de mentoria aprendi muito sobre liderança autêntica, networking intencional e tomar as rédeas de meu desenvolvimento. Sigo participando ativamente das rodas de conversa, leituras e muitas frentes de debate que são necessárias na jornada por diversidade, inclusão e equidade. E muito orgulhosa de fazer parte desta rede poderosa que acolhe, impulsiona, transforma e conecta mulheres incríveis."
Vitória
Como reconhecimento pelo envolvimento e compromisso com a temática da Diversidade & Inclusão em diferentes frentes, a Shell Brasil foi premiada, por dois anos consecutivos, no Guia Exame de Diversidade. Em 2019 e 2020, a companhia foi vencedora na categoria “Energia”, evidenciando suas atividades pela inclusão e desenvolvimento de mulheres, pessoas com deficiência, negros e comunidade LGBTQIA+ . A premiação é organizada pela revista Exame em parceria com o Instituto Ethos.
Responsabilidade Corporativa
A cartilha Princípios de Empoderamento das Mulheres é resultado de uma parceria entre a ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas. A Shell Brasil aderiu à iniciativa em julho de 2020, com o compromisso de incentivar condições econômicas e sociais que ofereçam oportunidades igualitárias para mulheres e homens, moldando assim o comportamento de uma grande corporação para que sirva como reflexo para a sociedade que queremos ter no futuro.
Ao assinar o documento, a Shell assume publicamente o envolvimento com essa agenda e passa a fazer parte de uma rede local e global das Nações Unidas. A cartilha sugere sete princípios a serem seguidos pelas companhias apoiadoras, com o objetivo de empoderar as mulheres para que participem de todos os setores da economia e sejam integradas nos mais diversos níveis da companhia. Os tópicos ajudam as empresas a adaptar suas políticas e práticas e, assim, criar as estruturas institucionais e culturais na organização para que a igualdade de gênero se torne um valor compartilhado por todos.
Conheça os sete princípios de empoderamento das mulheres listados na cartilha:
- Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
- Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
- Garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores e as trabalhadoras.
- Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
- Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de suprimentos e de marketing que empoderem as mulheres.
- Promover a igualdade através e iniciativas e defesa comunitária.
- Mediar e publicar os progressos para alcançar a igualdade de gênero.