Criada em 2013, a Gender Balance Network é uma rede de afinidade que busca garantir a inclusão de mulheres e formar uma cadeia de relacionamento e autodesenvolvimento feminino dentro da organização. A ideia é capacitar as mulheres para que elas possam ajudar umas às outras a progredirem na carreira, assim como identificar e discutir pontos que facilitam e interferem nessa evolução profissional, sempre com a contribuição e a participação ativa de homens nos debates.

A iniciativa reverbera a política de Diversidade & Inclusão da Shell e inspira a empresa a continuar buscando maior igualdade de gênero em todos os negócios. Em 2020, em meio à pandemia de COVID-19, este objetivo foi reforçado com a adesão da Shell Brasil aos sete passos dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, ação desenvolvida em parceria entre a ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas(veja mais no box Responsabilidade corporativa).

O grupo, composto tanto por mulheres quanto por homens, organiza diversas oportunidades de troca de experiências, em diferentes formatos. No Almoço com a Liderança, executivos expõem sua trajetória profissional e ampliam a percepção da diversidade de alternativas que podem ser traçadas na carreira. Outra ação que merece destaque são os ciclos de mentoria, nos quais líderes da Shell trocam experiências em um ambiente propício para o aprendizado de importantes competências de liderança e networking.

A Gender Balance Network também realiza eventos em datas comemorativas, como o Dia Internacional da Mulher, e se reúne com outras empresas do setor de energia e de outros segmentos para discutir a inclusão e o desenvolvimento de carreira de mulheres. Recentemente, a rede promoveu debates acerca de temas importantes, como “Visões de mercado sobre a equidade de gênero” e “A mulher no mercado de óleo e gás”.

O sentimento de companheirismo e acolhimento propiciado pela rede inspira uma mudança de postura diante dos desafios do dia a dia e cria um ecossistema que permite que as mulheres compartilhem seus anseios em um ambiente profissional e, ao mesmo tempo, descontraído. Para o grupo, a participação dos homens é fundamental para aumentar essa percepção de inclusão, além de acelerar a igualdade de condições entre eles e elas.

Vitória

Como reconhecimento pelo envolvimento e compromisso com a temática da Diversidade & Inclusão em diferentes frentes, a Shell Brasil foi premiada, por dois anos consecutivos, no Guia Exame de Diversidade. Em 2019 e 2020, a companhia foi vencedora na categoria “Energia”, evidenciando suas atividades pela inclusão e desenvolvimento de mulheres, pessoas com deficiência, negros e comunidade LGBTQIA+ . A premiação é organizada pela revista Exame em parceria com o Instituto Ethos.

Responsabilidade Corporativa

A cartilha Princípios de Empoderamento das Mulheres é resultado de uma parceria entre a ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas. A Shell Brasil aderiu à iniciativa em julho de 2020, com o compromisso de incentivar condições econômicas e sociais que ofereçam oportunidades igualitárias para mulheres e homens, moldando assim o comportamento de uma grande corporação para que sirva como reflexo para a sociedade que queremos ter no futuro.

Ao assinar o documento, a Shell assume publicamente o envolvimento com essa agenda e passa a fazer parte de uma rede local e global das Nações Unidas. A cartilha sugere sete princípios a serem seguidos pelas companhias apoiadoras, com o objetivo de empoderar as mulheres para que participem de todos os setores da economia e sejam integradas nos mais diversos níveis da companhia. Os tópicos ajudam as empresas a adaptar suas políticas e práticas e, assim, criar as estruturas institucionais e culturais na organização para que a igualdade de gênero se torne um valor compartilhado por todos.

Conheça os sete princípios de empoderamento das mulheres listados na cartilha:

  1. Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
  2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
  3. Garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores e as trabalhadoras.
  4. Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
  5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de suprimentos e de marketing que empoderem as mulheres.
  6. Promover a igualdade através e iniciativas e defesa comunitária.
  7. Mediar e publicar os progressos para alcançar a igualdade de gênero.

Mais Em Diversidade E Inclusão

Inclusão De Pessoas Com Deficiência

Presente em 14 países, rede de afinidade da Shell promove inclusão de funcionários com deficiência. Acessibilidade e desenvolvimento de carreira fazem parte da agenda da enABLE.

 

Rede Pela Equidade Racial

Criada em 2019, a B Power é a rede da Shell Brasil pela equidade racial. Com encontros semanais, ações de empatia e rodas de conversa, o grupo pretende aumentar a representatividade do negro na Shell e no meio empresarial.

Apoio à comunidade LGBTQIA+

A TRUEColors é a rede da Shell Brasil de apoio à comunidade LGBTQIA+. Através de debates e ações de empatia, busca proporcionar acolhimento a funcionários da companhia.