Nossa abordagem em Sustentabilidade

Estamos sempre comprometidos em preservar o meio ambiente, respeitar nossos vizinhos, não causar nenhum dano às pessoas e contribuir em prol do movimento mundial para um futuro de baixo carbono.

Nosso mundo precisará cada vez mais de energia para atender ao crescimento da população global. De acordo com nossos estudos de Cenários, por exemplo, até 2050 o planeta terá cerca de 9 bilhões de habitantes, podendo triplicar a demanda energética em comparação aos indicadores do ano 2000.

Nosso objetivo é fornecer energia de forma responsável, limitando qualquer impacto sobre o meio ambiente e colaborando para um futuro de baixo carbono.

O que é responsabilidade para nós?

A Shell respeita a legislação nacional e as normas internacionais, igualando ou superando as melhores práticas e definindo nossos padrões de desempenho. Nossos valores fundamentais são: honestidade, integridade e respeito pelas pessoas, princípios nos quais se baseiam todas as nossas decisões de negócio.

Para nós, ser responsável significa ter a compreensão do impacto que a companhia pode causar ao meio ambiente e às comunidades vizinhas - antes, durante e ao final de nossas operações.

Nós tentamos contribuir positivamente com nossos vizinhos e meio ambiente em que atuamos, reduzindo as consequências negativas.

Nossas ações incluem:

  • redução das emissões de gases de efeito estufa;
  • busca pela eficiência energética;
  • menor queima de gás durante a produção de petróleo;
  • prevenção de derrames e vazamentos de materiais perigosos;
  • menor uso de água doce;
  • conservação da biodiversidade onde operamos.

Estas normas devem ser aplicadas em todas as empresas Shell e joint ventures em que somos operadores, mas também incentivamos nossos parceiros a aplicarem nossos padrões.

Trabalhamos em parceria com muitas organizações não-governamentais, governos, acadêmicos e comunidades locais para nos ajudar a viver de acordo com os altos padrões a que nos propusemos.

Todas informações sobre meio ambiente e performance social estão disponíveis na página Relatórios e Publicações

Diagrama do desenvolvimento sustentável

Para gerenciar o impacto das nossas operações e projetos sobre o ambiente e a sociedade temos um conjunto abrangente de normas e requisitos que abrangem saúde, segurança, proteção, ambiente (HSSE) e performance social (SP).

Os Princípios Empresariais Gerais da Shell dão orientação de nível elevado e o nosso Compromisso e Política de HSSE e Performance Social refletem os nossos objetivos e envolvem comunidades próximas das nossas operações.

Todas as empresas, contratados e joint ventures controladas pela Shell têm de gerir segurança e performance social (HSSE e SP) de acordo com o Compromisso e Política, e aplicar os nossas regras e padrões obrigatórios.

Consideramos fatores ambientais e sociais em nossas decisões de investimento, e quando planejamos novos projetos, como os custos futuros previstos de emissão de CO2. Antes de iniciar qualquer trabalho em nossos principais projetos ou em instalações existentes, realizamos uma avaliação do impacto ambiental e social e realizamos frequentes revisões destas análises.

Temos uma Comissão de Responsabilidade Social e Corporativa, constituída por quatro Diretores não-executivos, para avaliar nossas políticas e desempenho. O CEO da Royal Dutch Shell plc é responsável pelo desenvolvimento sustentável e representa nosso Executivo de Performance Social e HSSE, que revê o desempenho ambiental e social e define prioridades, principais indicadores de desempenho e metas.

Mais sobre Sustentabilidade

QUIPEA

Um projeto para fortalecer os laços, a identidade de resistência e a participação de comunidades quilombolas nas decisões sobre o seu território.

Ciência sem Fronteiras

A Shell contribui com o financiamento de bolsas de estudo em instituições de ensino do Reino Unido, Estados Unidos e Holanda.

Você também pode gostar

Jogue Limpo

O Jogue Limpo é o sistema de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes pós-consumo, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes, importadores e distribuidores de lubrificantes.