Ele é um carro para cidade, que usa um terço a menos de energia em sua vida útil do que um típico carro urbano, e foi projetado com o tipo de atenção à redução de peso e aerodinâmica encontrada em corridas de Fórmula 1™.

Esse protótipo ultra-leve de baixo custo e com uma construção de baixo carbono demonstra uma nova maneira de ajudar a manter cidades – cada vez mais congestionadas – em movimento, enquanto minimiza o uso de energia e suas emissões.

“Você poderia construir este carro e dirigi-lo por cerca de 100.000 quilômetros antes de consumir a mesma energia que é preciso para fabricar um SUV (sports utility vehicle) típico.”

Engenheiro Bob Mainwaring, Gerente de Tecnologia da Shell para Inovação, que está liderando o projeto.

Espera-se que no meio deste século, três quartos da população mundial estarão vivendo nas cidades, enquanto o número de carros na estrada poderá dobrar. Carros movidos a eletricidade, biocombustíveis de baixo carbono ou até mesmo hidrogênio poderiam desempenhar um papel crescente no transporte rodoviário do futuro. No entanto, motores de combustão muito mais eficientes usando gasolina ou diesel são necessários para reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) e a poluição do ar, a curto prazo. “Queríamos ver que tipo de impacto poderíamos ter se realmente extrapolássemos os limites do que os carros com motor de combustão podem fazer hoje”, diz Mainwaring.

O Projetista de F1™ Gordon Murray, especialistas em motores da Geo Technology e cientistas da Shell têm trabalhado em estreita colaboração para produzir a carroceria, o motor e lubrificante do carro de tal modo a minimizar o uso de combustível e emissões de CO2 . O resultado é um carro conceito que usa significativamente menos energia desde sua fabricação até o fim da sua vida útil. 

Assista o vídeo sobre o carro conceito da Shell no YouTube (em inglês)

Interior do carro conceito da Shell com visão do volante e banco do motorista

Apresentando um carro conceito ultraeficiente para a cidade

O carro tem uma velocidade máxima de 110 quilômetros por hora (km/h) – mais do que suficiente para um dia de passeio longe da cidade – mas tem o melhor desempenho a 50-70 km/h. Testes independentes sugerem que ele pode dirigir 100 km com apenas 2,6 litros de gasolina a uma velocidade constante de 70 km/h. Nos testes, ele produziu pelo menos um quarto a menos de emissões de CO2 do que carros típicos para cidade híbridos ou movidos a gasolina. A carroceria do carro é feita de fibra de carbono reciclado. Isso ajuda a reduzir o seu peso para 550 quilogramas, cortando ao mesmo tempo a energia utilizada na sua fabricação em até 45% em comparação com um carro para cidade disponível hoje.

Os espelhos retrovisores foram substituídos por pequenas câmeras digitais que transmitem a visão da estrada atrás através de telas internas, enquanto novas coberturas das caixas das rodas reduzem ainda mais o arrasto. No interior, a Geo Technology melhorou a eficiência de um motor já encontrado em alguns carros para cidade, que usa um revestimento de carbono tipo diamante para ajudar a minimizar o atrito, enquanto os cientistas da Shell desenvolveram um lubrificante especial.

“Adicionalmente ao menor peso e a melhoria aerodinâmica,  a colaboração de lubrificante de motor entre a Shell e a Geo Technology também tem sido um fator significativo para o aumento da eficiência. Trabalhando juntos, temos conseguido muito mais do que poderíamos ter feito cada um por si”, disse Matt Brewerton, o Engenheiro Chefe de Design do projeto na GMD.

A Shell, em si, não tem planos para colocar o carro conceito em produção comercial. O carro foi testado ao lado de carros disponíveis para compra no Reino Unido. Dados de desempenho reais podem variar de acordo com o veículo, condições de direção e estilo de direção. Para mais informações, consulte www.shell.com/projectm

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O futuro do transporte

O transporte é essencial para a vida moderna. Impulsiona o crescimento econômico, permitindo que os países negociem mercadorias e as comunidades se conectem umas com as outras. Estamos inovando para ajudar as pessoas circularem em um mundo cada vez com mais gente e de forma mais limpa e eficiente.

Shell Eco-marathon

A Shell Eco-marathon é uma competição de fomento à pesquisa energética que desafia estudantes universitários e do ensino médio a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia.