Na estrada com segurança

Shell participa da elaboração de ferramenta para direção segura nas empresas. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra mais de 40 mil mortes por ano em acidentes de trânsito, ocupando um triste quinto lugar no ranking global. Para reduzir essa estatística, é fundamental a conscientização da importância da segurança nas estradas. Prevenir é sempre o melhor remédio.

A Shell está fazendo a sua parte nessa missão. A empresa participou da elaboração da Ferramenta de Autoavaliação Empresarial em Segurança Viária, produzida pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). A partir do uso da ferramenta, as empresas podem incluir dados sobre suas iniciativas referentes ao tema e obter sugestões para melhorar a gestão da segurança viária.

A ferramenta é acompanhada de um manual, que auxilia no preenchimento da plataforma, introduz a importância do assunto para as empresas e aborda as ações desenvolvidas pelas organizações integrantes da Câmara Técnica de Mobilidade Sustentável do CEBDS, grupo que a Shell integra ativamente. De acordo com Paulo Guimarães, diretor técnico da ONSV, o conteúdo foi elaborado a partir de uma compilação de boas práticas empresariais de dois workshops com integrantes da Câmara Técnica e companhias convidadas.

A ferramenta contempla ações como a escolha do veículo, o uso de equipamentos de proteção e iniciativas internas, como a seleção dos profissionais que conduzirão os carros, treinamentos e os procedimentos necessários após uma ocorrência. “Atualmente, os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de mortes, especialmente entre jovens. Eles também causam afastamentos e queda de produtividade.

A parceria visa a chamar a atenção para esse tema e motivar melhorias nos processos relacionados à segurança viária”, explica Paulo. Para a coordenadora da Câmara Técnica, Mónica Guerra, a abordagem do tema em organizações de diversos portes contribui para o desenvolvimento de políticas de segurança nas estradas:
“As empresas do grupo entendem que a segurança viária afeta diretamente a gestão da organização, com custos relacionados ao acidente e, em alguns casos, ao impacto ambiental. Quanto mais abrangente o trabalho nesse sentido, melhor para a empresa e para a sociedade, pois as ações ajudam a reduzir acidentes.”

Segundo Denise Maranhão, especialista em Relações Externas e Riscos Não- Técnicos da Shell, o material reúne ações desenvolvidas pelas empresas do grupo do CEBDS e destaca a importância da prevenção em organizações de todos os portes e no dia a dia das empresas.
“A segurança dos funcionários e o zero acidente são aspectos muito importantes para a Shell. A ferramenta pode nos ajudar a trabalhar o tema do Goal Zero com a nossa cadeia de fornecedores, para que eles também o incorporem ao seu cotidiano. Com o resultado da autoavaliação, as empresas podem utilizar as informações para estabelecer seu plano de ação em relação à segurança viária”, explicou.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O futuro do transporte

O transporte é essencial para a vida moderna. Impulsiona o crescimento econômico, permitindo que os países negociem mercadorias e as comunidades se conectem umas com as outras. Estamos inovando para ajudar as pessoas circularem em um mundo cada vez com mais gente e de forma mais limpa e eficiente.

Shell Eco-marathon

A Shell Eco-marathon é uma competição de fomento à pesquisa energética que desafia estudantes universitários e do ensino médio a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia.

Shell Motorsport

Velocidade e emoção fazem parte do mundo Shell. E emoção também pode fazer parte do seu dia a dia.