Rio de Janeiro, 05 de maio de 2017 – A 11ª edição da Shell Eco-marathon Americas, maior competição estudantil de eficiência energética do mundo, teve a participação de seis equipes brasileiras. O evento, que aconteceu em Detroit, nos Estados Unidos, tem como objetivo estimular estudantes universitários a desenvolver protótipos de veículos ultra eficientes.

A EFICEM, equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi o destaque brasileiro, alcançando terceira colocação na categoria Bateria Elétrica, a bordo do protótipo Setta Energy. Este ano, o veículo que já chegou a pesar 24kg em 2016 e 22kg em 2015, surpreendeu pela terceira vez consecutiva ao bater a marca de mais leve da competição, com 21,5kg. O protótipo percorreu 283 km, o equivalente à distância aproximada entre o campus da UFSC em Joinville e a cidade de São Paulo, com apenas 1 kWh de energia elétrica, que atualmente tem o custo aproximado de apenas R$1.

A equipe da Universidade Presbiteriana Mackenzie ficou em sexto lugar também na categoria Bateria Elétrica. Alunos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da PUC- RS também estiveram em Detroit para participar da competição. A disputa deste ano teve mais de 1.200 participantes de oito países: Brasil, Canadá, Colômbia, Guatemala, México, Peru, Porto Rico e Estados Unidos.

Guilherme Monsanto
guilherme.rocha@shell.com

Mariana Barreto
mariana.barreto@shell.com

Edelman Significa

Giovana Lerda
giovana.lerda@edelmansignifica.com

press releases 2017

Shell Eco-marathon

A Shell Eco-marathon é uma competição de fomento à pesquisa energética que desafia estudantes universitários e do ensino médio a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia.

Follow us

Keep up to date with developments at Shell via email alerts, Twitter and our Investor and Media app.