Rio de Janeiro, 07 abril de 2016 – A Shell vai promover, hoje e amanhã, um intercâmbio cultural entre representantes de comunidades quilombolas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e de São Paulo, no Município de Cananéia, no Litoral Sul de São Paulo.

O encontro faz parte das atividades promovidas pelo QUIPEA (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental), que tem como principal objetivo o fortalecimento da organização social e a promoção da autonomia das comunidades nas decisões que as afetam. 

Durante os dois dias, os representantes quilombolas das comunidades do Rio e Espírito Santo farão um mergulho na cultura das famílias que vivem na região e vão conhecer como é o dia a dia, a organização social que está por trás das ações sustentáveis do quilombo, como o trabalho de extração de ostras - principal atividade da comunidade.

Além de palestras, serão realizadas visitas guiadas à Casa de Farinha, à produção agrícola de geração de renda e uma oficina de confecção de artesanatos feitos pelas mulheres. O intercâmbio inclui também uma visita ao sítio arqueológico sambaqui Monte de Concha, um dos mais antigos do Brasil.  

Confira a programação completa:

Dia 07/04

8h30 - Visita à Reserva Extrativista de Mandira

11h - Roteiro Etnoecológico

14h - Visita à Casa de Farinha 

  • Visita à Produção Agrícola de Geração de Renda
  • Visita e Oficina de confecção e comercialização de Artesanatos feitos pelas mulheres 

Dia 08/04

8h30 - Visita à Casa de Pedra

14h - Visita ao sítio arqueológico sambaqui Monte de Conchas

Sobre o QUIPEA

O QUIPEA (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental) é uma das condicionantes do licenciamento ambiental federal para as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural da Shell na Bacia de Campos, conduzido pelo IBAMA. 

As comunidades que fazem parte do QUIPEA são: Maria Joaquina, Botafogo, Preto Forro e Maria Romana (Cabo Frio - RJ); Sobara (Araruama - RJ); Comunidade de Graúna (Itapemirim - ES); Deserto Feliz (São Francisco de Itabapoana - RJ); Aleluia, Batatal, Cambucá, Conceição do Imbé (Campos dos Goytacazes - RJ); Boa Vista, Bacurau, Machadinha, Santa Luzia e Mutum (Quissamã - RJ) e Baía Formosa e Rasa (Armação dos Búzios - RJ),  Boa Esperança e Cacimbinha (Presidente Kennedy - ES); todas certificadas pela Fundação Cultural Palmares.

Para mais informações:

Assessoria de Imprensa Shell Brasil

Igor Baiense

(21) 3984-7897

Igor.baiense@shell.com

Edelman Significa

Camila Chaves 

(21) 3590-8409

camila.chaves@edelmansignifica.com

OUTROS PRESS RELEASES

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Imprensa

Veja nossas últimas notícias e press releases e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Siga-nos

Acompanhe nossos projetos e notícias através de alertas via email, Twitter e aplicativos para investidores e imprensa.