Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2015 – Nesta terça-feira foi a vez do júri do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo anunciar os indicados do segundo semestre, que completam a lista dos concorrentes à 28ª edição da premiação. Em março de 2016 serão conhecidos os melhores em cada uma das nove categorias, deste que é tido como um dos prêmios mais reconhecidos do teatro brasileiro.

Com indicações em seis categorias – Direção, Ator, Cenário, Figurino, Iluminação e Música - o destaque do segundo semestre foi a peça“O camareiro”. Em seguida, vem “A tempestade”, com quatro nomeações. O Diretor Antunes Filho será o homenageado pela construção de um teatro transformador e por seu papel na formação de profissionais do teatro.

Abaixo segue a relação completa dos indicados do segundo semestre ao 28º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo:

Vinicius Calderoni por “Ãrrã”
Silvia Gomez por “Mantenha fora do alcance do bebê”

Gabriel Villela por “A tempestade”
Ulysses Cruz por “O camareiro”

Tarcísio Meira por “O camareiro”
Helio Cicero por “A tempestade”

Christiane Torloni por “Master class”
Taís Araújo por “No topo da montanha”

André Cortez por “O camareiro”
Renato Theobaldo por “Master class”

Beth Filipecki e Renaldo Machado por “O camareiro”
Gabriel Villela e José Rosa por “A tempestade”

Domingos Quintiliano por “O camareiro”
Wagner Pinto por “A máquina Tchekhov”

Babaya e Marco França por “A tempestade”
Rafael Langoni Smith por “O camareiro”

Exposição “Máquina Tadeusz Kantor – teatro + happenings + performances + pinturas + outros modelos de produção” pela abrangência da linguagem artística, proporcionando conhecer o universo Tadeusz Kantor e o diálogo entre culturas.

Núcleo de Dramaturgia SESI – British Council pelo estímulo e formação de novos dramaturgos, favorecendo o intercâmbio de processos criativos na escrita teatral.

Os vitoriosos em cada categoria receberão uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. É oferecido aos maiores destaques do ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo separadamente, em nove categorias — Autor, Diretor, Ator, Atriz, Cenografia, Iluminação, Música, Figurino e Inovação.

Para mais informações sobre a Shell:

Guilherme Monsanto

guilherme.rocha@shell.com