Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2015 – Faltando apenas um mês para o término das inscrições para a 10ª edição da Shell Eco-marathon Americas, estudantes de todo o Brasil que quiserem participar da corrida acadêmica de eficiência energética devem se apressar para garantir uma vaga na edição de 2016, que será realizada entre os dias 22 e 24 de abril, em Detroit (EUA). As equipes têm até o dia 16 de novembro para se inscrever pelo site www.shell.com/semamericas. No mesmo endereço, estão disponíveis informações adicionais sobre o regulamento e premiações.

O desafio

Em 2016, a etapa Americas da disputa completa uma década de existência. Após muitos anos em Houston, pelo segundo ano consecutivo a corrida reunirá em Detroit, cidade considerada o berço da indústria automobilística, estudantes de diferentes países das Américas com um único objetivo: projetar e construir um veículo que consiga ir o mais longe possível utilizando a menor quantidade de energia. 

O desafio é bater o atual recorde da etapa Américas da competição: percorrer aproximadamente 1.250 quilômetros por litro de gasolina, equivalente à distância entre Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). 

Retrospecto brasileiro

Em abril deste ano, o time da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) garantiu a segunda colocação para o Brasil na categoria “Combustível Alternativo”. A bordo do protótipo Popygua, a equipe Pato a Jato rodou 316 km com apenas um litro de etanol. A experiência rendeu aos estudantes muita visibilidade na universidade e na região, e a equipe da UTFPR está empolgada com a possibilidade de voltar à Cidade de Detroit em 2016. 

“Nunca havíamos participado de competições internacionais e nosso desejo é estar novamente na Shell Eco-marathon em 2016. Dessa vez, esperamos levar um protótipo ainda mais competitivo, aprimorando nosso veículo”, comentou Rodrigo Wendhausen, da Pato a Jato. 

Ainda na edição 2015, a equipe da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, recebeu o “Prêmio Perseverança”. O desempenho dos estudantes brasileiros na Shell Eco-marathon também é motivo de celebração para a gerente de Investimentos Sociais da Shell Brasil, Leíse Duarte. “O engajamento crescente por parte dos futuros cientistas brasileiros só comprova que a temática da pesquisa energética está presente no dia a dia destes estudantes. Nossa intenção é mostrar que a Shell quer fomentar cada dia mais o desenvolvimento de novas pesquisas para contribuir com o futuro da energia”, comenta Leíse.

Sobre a Shell Eco-marathon

A Shell Eco-marathon é uma disputa global que desafia equipes de estudantes do Ensino Médio e nível superior a projetar, construir e testar os veículos com maior eficiência energética. Com etapas anuais nas Américas, Europa e Ásia, esta competição de inovação incentiva futuros cientistas e engenheiros a alcançar a maior distância usando a menor quantidade de energia. 

Para mais informações sobre a Shell:

Igor Baiense

(21) 3984-7897

igor.baiense@shell.com

Camila Chaves 

(21) 3590-8409

camila.chaves@edelmansignifica.com

OUTROS PRESS RELEASES

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Imprensa

Veja nossas últimas notícias e press releases e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Centro de investidores

Mantenha-se atualizado com o preço de nossas ações, resultados trimestrais e próximos eventos (abre no Shell.com em inglês).

Relatórios anuais e publicações

Publicamos o Relatório de Sustentabilidade da Shell desde 1998. Nosso objetivo é manter nossos valores de transparência e honestidade, além mostrar como contribuimos para o desenvolvimento sustentável.

Siga-nos

Mantenha-se atualizado com os projetos da Shell via RSS, alertas por e-mail, Twitter ou através de nosso aplicativo (abre no Shell.com em inglês).