Rio de Janeiro, 14 de abril de 2015 – No último domingo (12), chegou ao fim mais uma Shell Eco-marathon Americas. Nesta edição, o Brasil conquistou a segunda colocação na categoria “Combustível Alternativo” com o time da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Já a equipe da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, recebeu o “Prêmio Perseverança”.

A equipe Pato a Jato, formada por alunos da UTFPR, chegou ao pódio com o protótipo batizado de Popygua. O nome do time faz referência à cidade onde está localizado o campus da universidade, em Pato Branco, no interior do Paraná. Em sua estreia em competições internacionais, o Popygua obteve a marca de 316km/l de etanol e alcançou o melhor resultado brasileiro nas nove edições da competição.

A outra equipe brasileira premiada nesta edição foi a da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. Os estudantes receberam o “Prêmio Perseverança” por terem trabalhado duro para conseguir deixar o carro pronto para a corrida. Um problema na alfândega atrasou em dois dias a chegada à Detroit do protótipo desenvolvido pelo time. Os brasileiros, no entanto, trabalharam por 14 horas seguidas para conseguir passar na inspeção técnica. O resultado da determinação da equipe foi o nono lugar na categoria “Bateria Elétrica”.

Durante quatro dias, mais de 1.000 estudantes de cinco países de todas as Américas testaram o potencial energético de seus protótipos em seis categorias: Bateria, Gasolina, Combustíveis Alternativos, Diesel, Hidrogênio e CNG. Pelo segundo ano consecutivo, duas universidades do Canadá disputaram o primeiro lugar, mas ao contrário de 2014, a Universidade de Toronto levou a melhor este ano e ficou com o prêmio de ultra eficiência energética.

Em 2016, a competição volta às pistas de Detroit, berço da indústria automobilística, e deve reunir novamente centenas de estudantes ávidos por bater recordes de eficiência energética.
Para fotos da competição, acesse: https://www.flickr.com/photos/shell_eco-marathon

press releases 2016