Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2015 – Em homenagem à Zumbi, maior líder quilombola do país, municípios do Estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo contarão com uma série de eventos que buscam enaltecer a cultura negra. As celebrações serão organizadas pela Shell e pelo QUIPEA – Quilombos no Projeto de Educação Ambiental, a partir de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. 

Além de apresentações de dança, como o jongo, a data também será lembrada com palestras, rodas de conversas, caminhadas e atividades esportivas. Esta será uma oportunidade de manter viva a contribuição das culturas de matriz africana no Brasil. 

“Durante todo o ano, por meio do QUIPEA, estimulamos as comunidades a conhecerem profundamente suas raízes, para que as tradições e histórias não se percam e continuem sendo passadas às novas gerações”, explica Suely Gaiga, analista de Relações Externas da Shell Brasil e coordenadora do QUIPEA.

Para dar continuidade às tradições do Quilombo de Rasa, em Búzios, Dona Uia, líder da comunidade, irá promover o batizado de bonecas negras confeccionadas artesanalmente. Por lá também será realizada uma caminhada, no dia 20 de novembro. No Quilombo de Graúna, em Itapemirim, a celebração será realizada nos dias 20 e 21. A programação inclui atividades culturais, além de um torneio de futebol entre times da comunidade e apresentações de bandas de forró.

Já no Quilombo Aleluia, em Campos dos Goytacazes, a celebração será no dia 28 deste mês. O dia vai começar com um típico café da manhã quilombola, depois haverá contação de histórias, apresentação teatral e uma visita guiada por locais que marcam a história de resistência negra conduzida por Paulo Honorato, presidente da associação de ABC, em Campos.

“Acreditamos que o Dia da Consciência Negra é uma data para se refletir sobre a história da resistência quilombola e de se discutir novas formas de enfrentar o racismo e as desigualdades”, ressalta Suely. 

Sobre o QUIPEA

O QUIPEA (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental) é uma das condicionantes do licenciamento ambiental federal para as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural da Shell na Bacia de Campos, conduzido pelo IBAMA. 

As comunidades que fazem parte do QUIPEA são: Maria Joaquina, Botafogo, Preto Forro e Maria Romana (Cabo Frio - RJ); Sobara (Araruama - RJ); Comunidade de Graúna (Itapemirim - ES); Deserto Feliz (São Francisco de Itabapoana - RJ); Aleluia, Batatal, Cambucá, Conceição do Imbé (Campos dos Goytacazes - RJ); Boa Vista, Bacurau, Machadinha, Santa Luzia e Mutum (Quissamã - RJ) e Baía Formosa e Rasa (Armação dos Búzios - RJ),  Boa Esperança e Cacimbinha (Presidente Kennedy - ES); todas certificadas pela Fundação Cultural Palmares.

Confira abaixo a programação completa no Rio de Janeiro:

Comunidade/Local Programação Data/Horário
Deserto Feliz – Escola Municipal Manoel Azeredo - São Francisco de Itabapoana Apresentação de relatos-história da Feijoada, apresentação de jongo e jantar típico 20/11 – 20h
Rasa – Quilombo da Rasa - Búzios Caminhada, almoço e resgate cultural (dança, batizado de bonecas) 20/11 – das 09h às 16h
Maria Romana – Salão social da comunidade de Maria Romana - Cabo Frio Evento em memória aos antepassados e conquistas atuais. 21/11 – das 14h às 18h
Preto Forro – Quilombo de Preto Forro - Cabo Frio Palestras. E mini torneio de futebol 22/11 – das 09h às 18h
Conceição do Imbé – Galpão ao lado da Escola Municipal - Campos Palestras, gincana com as crianças, lanches com comidas típicas, cine clube e roteiro quilombola com desbravadores. 22/11 – das 08h às 15h
ABC – Quilombo de Aleluia - Campos dos Goytacazes, (Conceição do Imbé, Aleluia, Batatal e Cambucá) Palestras e roteiro quilombola 28/11 – das 08h às 12h
Quissamã – Sítio Bacurau Domingo esportivo 29/11 – das 08h às 17h

Confira abaixo a programação completa no Espírito Santo:

Comunidade/Local Programação Data/Horário
Boa Esperança e Cacimbinha – Quilombo de Boa Esperança - Presidente Kennedy Recitação de poemas, brincadeiras de origem africana e apresentação de jongo 20/11 – das 19:30h às 21h
Graúna – Quilombo de Graúna - Itapemirim Atividades culturais, apresentações musicais, torneio de futebol e apresentação de bandas de forró. 20 e 21/11

Para mais informações sobre a Shell: 

Igor Baiense

(21) 3984-7897

igor.baiense@shell.com

Camila Chaves 

(21) 3590-8409

camila.chaves@edelmansignifica.com

OUTROS PRESS RELEASES

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Imprensa

Veja nossas últimas notícias e press releases e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Centro de investidores

Mantenha-se atualizado com o preço de nossas ações, resultados trimestrais e próximos eventos (abre no Shell.com em inglês).

Relatórios anuais e publicações

Publicamos o Relatório de Sustentabilidade da Shell desde 1998. Nosso objetivo é manter nossos valores de transparência e honestidade, além mostrar como contribuimos para o desenvolvimento sustentável.

Siga-nos

Mantenha-se atualizado com os projetos da Shell via RSS, alertas por e-mail, Twitter ou através de nosso aplicativo (abre no Shell.com em inglês).