Rio de Janeiro, 29 de Outubro de 2014 – Referência em incentivo a inovação e novos negócios, a Shell celebra a 30ª edição da Feira do Programa Miniempresa, que introduz estudantes de ensino médio ao empreendedorismo. No evento, os jovens expõem os produtos feitos por suas empresas, após quinze semanas de capacitação com professores voluntários vindos de grandes.

Este ano, o Programa Miniempresa – executado pela organização Junior Achievement, parceira da Shell desde o ano 2000 - atuou em dez escolas, entre públicas e particulares. A feira será realizada no próximo sábado, 01 de novembro, no Shopping Downtown, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, com entrada franca, e apresenta os projetos desenvolvidos nas turmas do 2º semestre.

Por meio do Miniempresa, os alunos aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Durante as quinze semanas de capacitação, os participantes precisam montar suas companhias e organizar seus quadros de produção e administração.

“As miniempresas precisam eleger seus Presidentes, testar métodos produtivos e colocar a mão na massa, produzindo suas mercadorias”, explica a gerente de Investimentos Sociais da Shell Brasil, Leíse Duarte. “O incentivo ao empreendedorismo jovem é uma das principais temáticas em que a Shell investe globalmente através de suas iniciativas sociais e ficamos muito satisfeitos por poder apresentar este conceito a alunos tão jovens por meio do Miniempresa”, finaliza a executiva.

No 2º semestre, o programa contou com 10 projetos, que envolveram 300 alunos. Entre os produtos produzidos, e que serão comercializados na feira, há bolsas personalizadas, apanhador de sonhos e eco capas para celular. Pensando na sustentabilidade, a maior parte das miniempresas optou por materiais reutilizáveis. O evento contará ainda com a palestra de Bernardo Schlegel, que participou do Miniempresa em 2004 e hoje é fundador da Botão Cultural.

A Shell apoia a Junior Achievement há 14 anos, incentivando seus colaboradores ao voluntariado e proporcionando a oportunidade de contribuírem para o desenvolvimento da sociedade. Desde 2000, cerca de 500 funcionários da companhia já participaram dos programas da Junior Achievement como voluntários, beneficiando mais de cinco mil jovens.

Sobre a Junior Achievement

Criada nos Estados Unidos em 1919 e hoje presente em cerca de 100 países, a Junior Achievement é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. Seu principal objetivo é incentivar o empreendedorismo e a educação em Economia e Negócios. A fundação atua no Rio de Janeiro há 15 anos.

Data: 01/11/2014

Local: Shopping Downtown – Av das Américas, 500 – Barra da Tijuca