Rio de Janeiro, 17 de Abril de 2014

Empreendedores do norte fluminense e sul capixaba ainda têm duas semanas para se inscrever no Shell Iniciativa Empreendedora, que oferece gratuitamente capacitação e assessoria especializadas para negócios em estagio inicial, com foco preferencial no setor de óleo e gás.

O projeto, direcionado a pessoas a partir de 20 anos, abrange sete cidades do norte fluminense (Armação de Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra) e outras sete do sul capixaba (Anchieta, Guarapari, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Vila Velha).

Assim como na primeira edição, as cidades-sede serão Macaé e Vila Velha, mas com uma exceção: os alunos das outras cidades que tiverem suas ideias selecionadas terão todo o custo de transporte e alimentação subsidiados pelo Shell Iniciativa Empreendedora. Os interessados devem se inscrever até o dia 27 de abril no site www.iniciativaempreendedora.org.br

“A grande adesão ao Shell Iniciativa Empreendedora em 2013, com quase 500 inscritos e 94% de aprovação, só nos motiva a seguir e ampliar ainda mais nosso apoio aos empreendedores locais”, avalia Izabel Sousa, especialista em Performance Social da Shell Brasil.  

O Shell Iniciativa Empreendedora identifica e capacita gratuitamente empreendedores de grande potencial voltados à cadeia de óleo e gás, que abrange diversos tipos de negócios e responde por boa parte da atividade econômica das regiões de Macaé e Vila Velha.

“No programa, aprendemos sobre marketing e sustentabilidade, temas dos quais não tínhamos conhecimento técnico”, comemora o empreendedor fluminense Gabriel Pavão, que participou do programa em 2013. Outra empreendedora da turma do ano passado, Agnes Aguiar, destaca o impacto positivo na comunidade: “O programa não capacitou somente a mim e a empresa, mas o comércio inteiro do meu bairro”.

Com base em critérios como sustentabilidade e inovação, as ideias de maior potencial são selecionadas e, durante quatro meses, os empreendedores passam por oficinas e palestras que abrangem temas como responsabilidade social, gestão estratégica e legislação.

Há ainda um módulo específico sobre a cadeia de valor da área de óleo e gás, e outro que orienta os empreendedores a elaborar seu plano de negócios. As palestras e oficinas ocorrem aos sábados nas cidades-sede (Macaé e Vila Velha) e são executadas por consultores especializados em pequenos negócios.

São mais de 70 horas de formação que culminam na apresentação do plano de negócios de cada iniciativa. Uma banca especializada analisa os projetos e as iniciativas aprovadas participam de uma Feira de Negócios, aberta a público e empresários.

Além do apoio intensivo de quatro meses aos selecionados, o Shell Iniciativa Empreendedora também promoverá caravanas abertas ao público. Palestras, oficinas e serviços inteiramente grátis serão oferecidos nas 14 cidades do norte fluminense e sul capixaba abrangidas pelo projeto:

Armação de Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Anchieta, Guarapari, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Vila Velha.

O programa, em sua segunda edição, é mais uma ação de apoio ao empreendedorismo da Shell, que há 13 anos promove o Shell Iniciativa Jovem. Os dois projetos são executados pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

Outros press releases

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Últimos press releases

Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Centro de investidores

Mantenha-se atualizado com o preço de nossas ações, resultados trimestrais e próximos eventos (abre no Shell.com em inglês).

Relatórios anuais e publicações

Publicamos o Relatório de Sustentabilidade da Shell desde 1998. Nosso objetivo é manter nossos valores de transparência e honestidade, além mostrar como contribuimos para o desenvolvimento sustentável.

Siga-nos

Mantenha-se atualizado com os projetos da Shell via RSS, alertas por e-mail, Twitter ou através de nosso aplicativo (abre no Shell.com em inglês).