Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2014 – Pelé, lenda do futebol brasileiro, ajudou a Shell a iluminar o futuro energético do mundo nesta quarta-feira (10/09), ao lançar o primeiro campo de futebol comunitário com energia alimentada pelos próprios jogadores no coração de uma favela do Rio de Janeiro.

Como prova de que ideias podem surgir de qualquer lugar do mundo, a Shell usou a invenção de um jovem empreendedor para solucionar o desafio da comunidade do Morro da Mineira. O campo de futebol, uma parte importante da vida dos moradores, foi renovado pela Shell como uso de 200 placas subterrâneas de alta tecnologia, que irão capturar energia cinética, criada pelo movimento dos jogadores. Esta energia é posteriormente armazenada e combinada como poder gerado por painéis solares próximos ao campo de futebol, convertendo-se em eletricidade renovável para os novos holofotes, permitindo que os moradores, especialmente os mais jovens, possam continuar a fazer uso do gramado à noite.

André Araújo, Country Chair da Shell Brasil, disse: “Até 2050, o mundo estará utilizando 75% mais energia do que usa atualmente. Atender esta demanda extrairá exigir um conjunto de fontes energéticas – e uma nova geração de cientistas e engenheiros com paixão, ideias e inovação para desenvolvê-lo”.

Araújo também explica: “O campo mostra todo o potencial e poder acessíveis quando cientistas e empreendedores focam seus esforços para desenvolver soluções de energia criativas e inovadoras. Ao aproveitar a paixão e interesse do mundo em futebol, temos o objetivo de capturar a atenção de jovens ao redor do mundo, fazendo com que eles pensem de forma diferente sobre energia e oportunidades de estudos e carreiras ligados à ciência”.

Pelé, que se juntou à Shell para lançar oficialmente o campo, diz: “Futebol é a maior paixão do Brasil e o esporte tem passado por muitas inovações tecnológicas desde a última vez que eu joguei. Este novo campo demonstra como feitos extraordinários tornam-se possíveis quando ciência e esporte se unem.

A partir de agora, a comunidade do Morro da Mineira será capaz de usar esta estrutura esportiva como um ponto de encontro – tudo isso graças aos holofotes gerados pelos jogadores do futebol da comunidade”.

O projeto Morro da Mineira é parte do programa #makethefuture da Shell, que visa inspirar os jovens e empreendedores a olhar a ciência e a engenharia como opções de carreira, e especialmente usar suas mentes para desenvolver soluções energéticas para o futuro do planeta. Por mais de 30 anos, o programa internacional ShellLiveWIRE, junto com outros programas de ciências, educação e inovação da Shell, tem sido um catalizador para que jovens empreendedores e estudantes desenvolvam ideias e as transformem em negócios viáveis e sustentáveis. A tecnologia cinética utilizada no campo de futebol foi desenvolvida por um beneficiário do ShellLiveWire no Reino Unido.

Empreendedor do Ano 2011 pelo ShellLiveWIRE UK, afirma: “Ao receber apoio da Shell para desenvolver meu trabalho, sou afortunado o bastante para usar agora as minhas ideias de forma a atender os desafios energéticos. Este novo campo de futebol é um exemplo entusiasmante de como toda criança na sala de aula pode entender e ver em primeira mão o papel vital que a tecnologia e inovação desempenham ao moldar nosso planeta não só hoje, mas no futuro”.

O projeto Morro da Mineira ilustra como ideias criativas implementadas por meio de parcerias realmente comprometidas podem dar forma aos bairros e transformar comunidades.

Pedro Veiga, coordenador do programa Rio+Social do Instituto Pereira Passos (IPP), complementa: “Ter um projeto como este nas nossas mãos fará uma diferença real no Morro da Mineira. Até isso ser redesenvolvido pela Shell, o campo de futebol era em grande parte inutilizável e muitos dos nossos jovens moradores eram forçados a jogar nas ruas. Você nunca sabe, mas este exemplo de inovação pode até inspirar algumas dessas crianças a sonhar em ser o próximo Isaac Newton!”.

Shell acredita que as respostas aos desafios do amanhã residem no poder da criatividade das pessoas e que, ao aproximar as pessoas, elas podem fazer o futuro (#makethefuture) hoje. Para mais exemplos surpreendentes de ciências em ação e ouvir jovens cientistas inspiradores no mundo todo, visite YouTube.com/shellletsgo.

press releases 2016

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Últimos press releases

Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Centro de investidores

Mantenha-se atualizado com o preço de nossas ações, resultados trimestrais e próximos eventos (abre no Shell.com em inglês).

Relatórios anuais e publicações

Publicamos o Relatório de Sustentabilidade da Shell desde 1998. Nosso objetivo é manter nossos valores de transparência e honestidade, além mostrar como contribuimos para o desenvolvimento sustentável.

Siga-nos

Mantenha-se atualizado com os projetos da Shell via RSS, alertas por e-mail, Twitter ou através de nosso aplicativo (abre no Shell.com em inglês).