Rio de Janeiro, 21 de Julho de 2014 – Com o objetivo de assegurar a cultura de segurança entre seus funcionários, contratados e parceiros, e garantir a integridade em suas operações, a Shell realizou, no primeiro semestre deste ano, simulados e campanhas em preparação ao Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho, comemorado no dia 27 deste mês. Além dos treinamentos regulares, a companhia realizou simulados e campanhas que abordaram a importância da segurança no ambiente de trabalho e a tomada de ações em situações extremas.

Como prova de que a temática é fundamental em suas atividades, a companhia conta com mais de 100 pessoas no Brasil dedicadas exclusivamente a garantir a segurança cotidianamente e atuar em situações de emergência.

Como parte de seus treinamentos regulares a fim de garantir a integridade física de seus colaboradores, a Shell oferece, há mais de 15 anos, treinamentos em Direção Defensiva para os funcionários que dirigem a serviço da companhia. O treinamento é presencial, com duração de um dia, e deve ser atualizado a cada dois anos. Na área de saúde, a Shell vai além do que é exigido pelos reguladores e define um padrão rigoroso aos trabalhadores que fazem atividades de maior risco ocupacional, como, por exemplo, atividades offshore (embarcados).

 Denominado “Fitness To Work”, o padrão de saúde consiste em uma avaliação física minuciosa periódica com a realização de procedimentos que extrapolam os exames ocupacionais de rotina, incluindo uma análise de risco cardiovascular individualizada que garante ao trabalhador maior segurança e bem-estar em ambiente de alto-mar.

Ainda antecipando-se ao Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho, a Shell celebrou, em junho, o Safety Day – evento presente há sete anos no calendário global da companhia. Diferente e independente da SIPAT - Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho, que está sendo realizada esta semana - o Safety Day envolveu todos os funcionários e contratados da Shell, para debates sobre práticas na prevenção de acidentes.

O objetivo foi conscientizar que não é apenas em ambientes de risco operacional – como plataformas, fábrica, bases e embarcações – que incidentes podem ocorrer. FPSOs e outras unidades, como a fábrica de lubrificantes, também foram envolvidas com a temática de segurança através de mais de 30 workshops.

Em outro esforço para garantir a segurança de pessoas e comunidades envolvidas em suas atividades, em março a Shell Brasil organizou o maior simulado de resposta à emergência deste tipo já realizado no país, com mais de 300 profissionais. O exercício simulou um vazamento na Bacia de Campos e envolveu as cidades de Rio de Janeiro, São Francisco do Itabapoana (RJ) e Presidente Kennedy (ES).

Houve ainda uma segunda etapa, com um simulado operacional de chegada de óleo à costa, que contou  com a participação das comunidades locais, mobilizando mais de 200 pessoas na região da foz do rio Itabapoana (Presidente Kennedy e São Francisco do Itabapoana).

Outros press releases

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Últimos press releases

Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Centro de investidores

Mantenha-se atualizado com o preço de nossas ações, resultados trimestrais e próximos eventos (abre no Shell.com em inglês).

Relatórios anuais e publicações

Publicamos o Relatório de Sustentabilidade da Shell desde 1998. Nosso objetivo é manter nossos valores de transparência e honestidade, além mostrar como contribuimos para o desenvolvimento sustentável.

Siga-nos

Mantenha-se atualizado com os projetos da Shell via RSS, alertas por e-mail, Twitter ou através de nosso aplicativo (abre no Shell.com em inglês).