Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2014 – A Shell, maior companhia internacional de petróleo em produção operada no Brasil, celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PCD) servindo um “Café da manhã às escuras”, em que funcionários vendados experimentaram um pouco dos desafios de colegas com deficiências visuais. A atividade teve como objetivo incentivar a integração e promover a diversidade e inclusão entre os colaboradores. André Araujo, presidente da companhia no Brasil, participou do evento ao lado de mais de 20 funcionários.

“Aqui nesse evento, entre nós, deficientes ou não, com certeza há uma rica diversidade”, destacou o presidente da Shell Brasil, André Araujo. “Temos deficientes trabalhando ativamente aqui na Shell, e dentro da companhia há uma vasta heterogeneidade que vai além da inclusão e integração dos colegas com deficiências. Cada um vem com uma bagagem, e se colocar no lugar do outro é fundamental. Esse evento é um símbolo e traz ótimos pontos de reflexão para o nosso dia-a-dia”, completou.

Com PCDs atuando em quase todas as áreas, a Shell organiza programas focados para eles, e não faz restrições em seus processos de seleção. "Sabemos que determinadas deficiências requerem adaptações e por isso enfatizamos a acessibilidade física e digital”, explica Karina Franken, gerente de Treinamento e Diversidade & Inclusão da Shell. “Nosso principal foco é o desenvolvimento de pessoas e, para oferecer a todos as mesmas condições de crescimento, a Shell trabalha para retirar eventuais barreiras que um PCD possa ter, por meio de ferramentas como softwares, por exemplo”, comenta.

Além das políticas de contratação e desenvolvimento, a Shell Brasil também possui a Enable, rede interna da companhia atuante em outros cinco países (Holanda, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos e França) e formada por funcionários que se reúnem mensalmente para discutir o ambiente de trabalho para as pessoas com deficiência. Colaboradores com e sem deficiência fazem parte da Enable que, no Brasil, atualmente conta com 40 membros. “No momento, estamos com um programa para debater exclusivamente os planos de carreira de PCDs na companhia”, adianta Fernanda Nogueira, coordenadora da Enable no Brasil.

Entre as ações implementadas pela rede no país, estão intervenções na arquitetura da sede da companhia, no Rio de Janeiro, adoção de assentos preferenciais para PCDs durante eventos da empresa e treinamentos para softwares de acessibilidade.

Além das práticas voltadas a pessoas com deficiência, a Shell Brasil tem, ainda, programas especiais para inclusão de mulheres. Anualmente, a companhia realiza a D&I Week, semana que conta com uma agenda voltada para assuntos de diversidade e inclusão.

Outros press releases

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Últimos press releases

Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Centro de investidores

Mantenha-se atualizado com o preço de nossas ações, resultados trimestrais e próximos eventos (abre no Shell.com em inglês).

Relatórios anuais e publicações

Publicamos o Relatório de Sustentabilidade da Shell desde 1998. Nosso objetivo é manter nossos valores de transparência e honestidade, além mostrar como contribuimos para o desenvolvimento sustentável.

Siga-nos

Mantenha-se atualizado com os projetos da Shell via RSS, alertas por e-mail, Twitter ou através de nosso aplicativo (abre no Shell.com em inglês).