Rio de Janeiro, 19 de Novembro de 2014 – Com o intuito de perpetuar o rico legado quilombola presente no Brasil, a Shell apoia, entre os dias 20 e 23 de novembro, treze eventos em 20 comunidades do norte fluminense e sul capixaba em celebração ao Dia da Consciência Negra. A data lembra a destruição do Quilombo dos Palmares e a morte de seu líder, Zumbi, em 1695. O apoio faz parte do projeto Quilombos do Projeto de Educação Ambiental (QUIPEA), executado pela Shell desde 2010.

“Comemorar o Dia da Consciência negra tem a importância de resgatar a história da nossa comunidade, ajudar na construção da identidade da população local e valorizar os laços culturais de nossos ancestrais. Precisamos contar a história para os mais jovens, assim como os mais velhos nos contaram”, relata a líder quilombola e coordenadora de campo do QUIPEA, Rejane Maria de Oliveira.

As celebrações do Dia da Consciência Negra incluem atividades como palestras, apresentações culturais com rodas de jongo, música típica, comida quilombola, capoeira, procissão. Haverá, ainda, mesas redondas para discussão de temas pertinentes às populações locais, como políticas públicas para essas comunidades. 

A implementação do QUIPEA é uma das condicionantes do licenciamento ambiental das operações da Shell na Bacia de Campos, em atendimento a normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Todas as atividades do projeto são planejadas junto a 20 comunidades remanescentes de quilombos certificadas pela Fundação Cultural Palmares, presentes nos municípios das áreas de influência das operações da Shell. O QUIPEA tem como principal objetivo o fortalecimento da organização social, para que estas comunidades participem ativamente na gestão ambiental de onde vivem. 

“O Dia da Consciência Negra é um momento de reflexão destas comunidades, e também de todos os brasileiros, pois a história de Zumbi dos Palmares ecoa na luta diária pelo reconhecimento da legitimidade do território quilombola. Temos grande prazer em apoiar e poder participar destas celebrações”, afirma a analista de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Shell Brasil, Suely Ortega.

Outros press releases

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Últimos press releases

Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Centro de investidores

Mantenha-se atualizado com o preço de nossas ações, resultados trimestrais e próximos eventos (abre no Shell.com em inglês).

Relatórios anuais e publicações

Publicamos o Relatório de Sustentabilidade da Shell desde 1998. Nosso objetivo é manter nossos valores de transparência e honestidade, além mostrar como contribuimos para o desenvolvimento sustentável.

Siga-nos

Mantenha-se atualizado com os projetos da Shell via RSS, alertas por e-mail, Twitter ou através de nosso aplicativo (abre no Shell.com em inglês).