Rio de Janeiro, 11 de Agosto de 2014 – Como reflexo de sua preocupação com a demanda por energia em um mundo cada vez mais populoso, a Shell organiza pela primeira vez no Brasil o evento Impulsionando o Progresso Juntos, que discutirá a interligação entre alimentos, água e energia em um cenário de aumento da população e da demanda por estes recursos. O evento será realizado no dia 13 de agosto, no Rio de Janeiro.

Observamos que os três temas são bastante discutidos no Brasil, mas poucas vezes isso é feito de maneira integrada. Queremos contribuir com uma visão ampla sobre o assunto

avalia Simone Guimarães, gerente de Comunicação Corporativa da Shell Brasil

As discussões de Impulsionando o Progresso Juntos serão iniciadas com a palestra “Os desafios da relação entre energia, água e alimentos e o papel do setor privado na promoção da economia verde”. Na sequência serão realizados painéis simultâneos sobre Energia, Água e Alimentos, que discutirão os temas considerando o contexto político, econômico e social em todo o mundo. Após as discussões temáticas, os moderadores de cada mesa apresentarão as conclusões dos grupos, e será elaborado um documento com o objetivo de contribuir para decisões futuras de diversos setores.

A proposta é fazer uma contribuição para embasar estratégias do setor privado, do governo e da sociedade civil, e por isso este encontro da série Impulsionando o Progresso Juntos resultará em um documento de livre acesso e uso, que será disponibilizado no site da Shell

explica Simone Guimarães.

O evento contará com a participação de representantes de empresas, ONGs, governo e acadêmicos.

Entre os palestrantes estão especialistas internacionais, como Wim Thomas, chefe da Equipe de Análise Energética do Grupo de Cenários Globais da Shell, integrante do Conselho Mundial de Petróleo e do grupo de cenários de energia do Conselho Mundial de Energia; Kevin Noone, diretor da Secretaria Sueca de Ciências do Sistema Terrestre Ambiental, pesquisador do Instituto de Resiliência de Estocolmo, vice-presidente do Grupo Internacional de Agências de Fomento e vice-presidente do Conselho Transdisciplinar para o Programa Comum Europeu sobre Clima; e Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e coordenadora do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Sobre a série Impulsionando o Progresso Juntos

Iniciada em 2012 na Holanda, a série Impulsionando o Progresso Juntos (Powering Progress Together) reúne alguns dos maiores pensadores do mundo em economia, negócios, governo e sociedade para discutir desafios energéticos futuros, partindo do princípio de que o aumento da população global e da prosperidade econômica provocam maiores desafios sobre recursos vitais do mundo.

A Shell acredita que esses desafios podem ser solucionados através da cooperação entre as diversas partes da sociedade, e por isso lançou a série Impulsionando o Progresso Juntos em todo o mundo com o objetivo de facilitar o diálogo sobre estes temas. Além da edição holandesa de 2012, outros eventos já foram realizados na Alemanha, Filipinas, Turquia e Estados Unidos.

Serviço

Impulsionando o Progresso Juntos

Data: 13 de agosto de 2014

Horário: das 8h às 15h30

Local: 1º andar do Hotel Windsor Atlântica - Av. Atlântica, 1020 – Copacabana – Rio de Janeiro

Credenciamento para imprensa: até 12 de agosto, às 15h, pelo e-mail mariaclara@caja.com.br

Programação

8h–9h – Credenciamento e welcome coffee

9h10–9h40 – Abertura

9h40–10h50 - Palestra Magna: Os desafios da relação entre energia, água e alimentos e o papel do setor privado na promoção da economia verde

  • Kevin Noone, pesquisador do Instituto de Resiliência de Estocolmo
  • Wim Thomas, chefe da Equipe de Análise Energética do Grupo de Cenários Globais da Shell
  • Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
  • Moderadora: Leilane Neubarth, jornalista e apresentadora da GloboNews

10h50–13h00 - Painéis Paralelos

Sala 01: ENERGIA: os desafios da matriz energética nacional e a vantagem competitiva brasileira em carbono: como alcançar este equilíbrio?

  • Edmar de Almeida, membro do Grupo de Economia de Energia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marco Antonio Siqueira, diretor da PSR Consultoria
  • Weber Amaral, professor da Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo
  • Moderadora: Flávia Oliveira, colunista do jornal O Globo

Sala 02: ÁGUA: o grande desafio do século XXI?

  • Antônio Felix Domingues, coordenador de Articulação e Comunicação  da Agência Nacional de Águas (ANA)
  • Claudio Szlafsztein, professor do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará
  • Michael Becker, diretor de Conservação da WWF – Brasil
  • Newton Azevedo, governador do Fórum Mundial da Água e vice-presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB)
  • Moderadora: Ana Lúcia Azevedo, editora do jornal O Globo

Sala 03: ALIMENTOS: o futuro dos alimentos: como suprir a crescente população de forma responsável

  • Eduardo Assad, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
  • Eduardo Bastos, membro do Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira do Agronegócio
  • Fabio Scarano, vice-presidente sênior Divisão Américas da organização não-governamental Conservação Internacional
  • Moderador: Agostinho Vieira, colunista do jornal O Globo

13h–14h - Brunch

14h-15h30 – Painel de fechamento: “Futuro energético sustentável”

Os jornalistas moderadores de cada painel paralelo trazem perspectivas de seu grupo em um painel final, em que os impactos serão discutidos conjuntamente.

  • Flávia Oliveira, colunista do jornal O Globo
  • Ana Lúcia Azevedo, Editora do jornal O Globo
  • Agostinho Vieira, colunista do jornal O Globo
  • Moderadora: Leilane Neubarth, jornalista e apresentadora da GloboNews

Outros press releases

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Últimos press releases

Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Centro de investidores

Mantenha-se atualizado com o preço de nossas ações, resultados trimestrais e próximos eventos (abre no Shell.com em inglês).

Relatórios anuais e publicações

Publicamos o Relatório de Sustentabilidade da Shell desde 1998. Nosso objetivo é manter nossos valores de transparência e honestidade, além mostrar como contribuimos para o desenvolvimento sustentável.

Siga-nos

Mantenha-se atualizado com os projetos da Shell via RSS, alertas por e-mail, Twitter ou através de nosso aplicativo (abre no Shell.com em inglês).