Rio de Janeiro, 02 de Dezembro de 2013

A Shell acaba de anunciar a segunda lista dos indicados do Rio de Janeiro à 26ª edição do Prêmio Shell de Teatro. Os espetáculos desta etapa concorrerão ao prêmio juntamente com os indicados na lista do primeiro semestre.

Duas peças se destacaram com um maior número de indicações no segundo semestre: “Conselho de Classe” e “Elis, a musical”, concorrendo em três categorias cada. A primeira é finalista nas categorias de Autor, Direção e Cenário. Já o espetáculo “Elis, a musical” poderá receber o prêmio de Melhor Atriz, Melhor Figurino e Melhor Música.

A homenagem especial do Prêmio Shell de Teatro deste ano irá para Marie Louise Nery por sua colaboração como aderecista, figurinista, cenógrafa e formadora de profissionais do teatro brasileiro por cinco décadas.

Confira a relação completa dos indicados do segundo semestre ao 26º Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro:

Jô Bilac por “Conselho de Classe”

Julia Spadaccini por “A porta da frente”

Rodrigo Portella por “Antes da Chuva”

Aderbal Freire-Filho por “Incêndios”

Bel Garcia e Susana Ribeiro por “Conselho de Classe”

Daniel Dantas por “Quem tem medo de Virginia Woolf?”

Enrique Diaz por “Cine Monstro”

Bárbara Paz por “Venus em visom”

Laila Garin por “Elis, a musical”

Zezé Polessa por “Quem tem medo de Virginia Woolf?”

Aurora dos Campos por “Conselho de Classe”

Joelson Gusson por “As horas entre nós”

Marília Carneiro por “Elis, a musical”

Thanara Schönardie por “A importância de ser perfeito”

Maneco Quinderé por “Jim”

Paulo Cesar Medeiros por “Venus em visom”

Delia Fischer por “Elis, a musical”

Ricco Vianna por “Jim”

Categoria Inovação:

Aderbal Freire-Filho, pela mobilização da classe teatral em busca da recuperação da Sociedade Brasileira de Autores  (SBAT).

Movimento “Reage Artista”, por ampliar a participação dos artistas cariocas no planejamento cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Sede das Companhias, pela dinamização do espaço com uma proposta inovadora de ocupação, promovida pelo encontro da Cia dos Atores, Os dezequilibrados e Pangeia Cia de Teatro.

Premiação

O vitorioso de cada categoria receberá uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. É oferecido aos maiores destaques do ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo separadamente, em nove categorias — Autor, Diretor, Ator, Atriz, Cenografia, Iluminação, Música, Figurino e Categoria Especial.

O júri do Rio de Janeiro é formado por Ana Achcar, Bia Junqueira, João Madeira, Macksen Luiz e Sérgio Fonta.