A Shell Eco-Marathon é uma iniciativa global da Shell, com três eventos anuais, realizados na Europa, Américas e Ásia, reunindo futuros líderes em Ciências e Engenharia, apaixonados por encontrar soluções inovadoras para os desafios globais de energia.

As quatro equipes brasileiras competem na categoria Protótipo, com modelos que tentarão bater o impressionante recorde de 1.090,4 Km percorridos com apenas 3,78 litros de combustível (1 galão) — marca alcançada no ano passado pela equipe da Université Laval de Quebec, que participa novamente do evento.

Gabriel Nocito, aluno de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sabe o quanto a competição será importante para o seu futuro:

“Além de a participação já ser um prêmio para a equipe, estar na Shell Eco-Marathon representa lidar com imprevistos em outro país e se relacionar bem com as melhores equipes e profissionais de todo o mundo. Qual empresa não quer funcionários que mostrem os melhores resultados, que sejam dinâmicos, interdisciplinares e com uma experiência internacional?”, questiona o membro da equipe Sparta.

Para o estudante da UFRJ o desafio profissional também será importante: “Construir o primeiro veículo elétrico da universidade a partir do zero não é um projeto simples. Utilizar bem os poucos recursos disponíveis, tanto materiais e humanos como financeiros, é uma missão peculiar onde são testadas diariamente diversas capacidades e habilidades de um engenheiro”.

Já Diogo Faria Wood, da equipe ECO-Veículo, da Universidade Federal de Itajubá/MG (Unifei), entende que seu time está bem preparado. “Este ano temos uma equipe forte e técnica. A Shell Eco-Marathon sempre foi um sonho e estamos trabalhando para conquistá-lo, pois nossa expectativa é o pódio. Estamos confiantes que o nosso protótipo está no mesmo nível de EUA, Canadá e México”, afirmou o aluno de Engenharia de Controle e Automação.

Além destes, outros dois times do Brasil estão inscritos na competição: E³ – Equipe de Eficiência Energética da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e GCEE – Grupo Cataratas de Eficiência Energética da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

“A Shell Eco-Marathon é uma parte importante do desafio energético que o nosso planeta está enfrentando,” diz Mark Singer, gerente Global de Projetos da Shell. “O futuro exigirá um mosaico de soluções energéticas e nós acreditamos que estamos contribuindo para um futuro energético mais inteligente, com opções mais responsáveis para nossos clientes, além de oferecer opiniões confiáveis para os nossos mercados e para os responsáveis pela definição de políticas. A Shell Eco-Marathon é uma experiência fantástica para alunos e espectadores”, completa o executivo.

Vale lembrar que um protótipo brasileiro já faturou o primeiro lugar na competição. Em 2009, o projeto da Universidade Estadual de Minas Gerais (UFMG) venceu o prêmio Design na Shell Eco-Marathon Américas com seu modelo inovador e arrojado, batizado de Sabiá 6. Desenvolvido pelo Centro de Pesquisas da Escola de Design, o veículo foi inspirado em carros Bugattis da década de 30, e no super-herói Homem de Ferro.

Além da competição, a Shell organizará junto ao The New York Times a “Cúpula de Energia 2012: Terra 2050 – A Conexão entre Alimentos, Energia e Água”, que contará com representantes dos setores político, ambiental, empresarial e acadêmico.

Histórico do evento

A Shell Eco-Marathon começou em 1939, no laboratório de pesquisas da Shell, nos Estados Unidos, como uma aposta amistosa entre os cientistas, para ver quem tinha o veículo que percorria a maior distância com o menor gasto de combustível. O vencedor daquela competição alcançou com dificuldade 50 milhas por galão (21 km/l) e, a partir dessa origem humilde, começou uma competição de forma mais organizada.

A primeira edição da Shell Eco-Marathon nos mesmos moldes de hoje aconteceu na França, em 1985. Em abril de 2007, foi lançada a competição das Américas e, em 2010, foi a vez de a Malásia receber a edição inaugural da Shell Eco-Marathon Ásia.

  • Para obter mais informações sobre os eventos de 2012 em todo o mundo, incluindo instruções para inscrição, programação e regras oficiais da Shell Eco-Marathon Américas 2012 (em inglês), visite o site: www.shell.com/ecomarathon

press releases 2016

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Últimos press releases

Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Centro de investidores

Mantenha-se atualizado com o preço de nossas ações, resultados trimestrais e próximos eventos (abre no Shell.com em inglês).

Relatórios anuais e publicações

Publicamos o Relatório de Sustentabilidade da Shell desde 1998. Nosso objetivo é manter nossos valores de transparência e honestidade, além mostrar como contribuimos para o desenvolvimento sustentável.

Siga-nos

Mantenha-se atualizado com os projetos da Shell via RSS, alertas por e-mail, Twitter ou através de nosso aplicativo (abre no Shell.com em inglês).