O projeto itinerante formou cerca de mil jovens passando pelas comunidades do Rio das Pedras, Vila Kennedy, Água Santa, Vila Aliança, Bangu, Del Castilho e Andaraí. A cada edição, cerca de cem jovens entre 16 e 21 anos frequentam oficinas de sonorização, iluminação, maquiagem, figurino, cenografia, expressão corporal e interpretação. Além disso, participam de dinâmicas de grupo, assistem palestras sobre temas do cotidiano, recebem atendimento individual com assistente social e têm seus rendimentos escolares monitorados.

O processo criativo tem duração de 10 meses e é dividido em três etapas. A primeira é dedicada às oficinas ministradas por profissionais atuantes no mercado e às visitas guiadas aos principais pontos culturais da cidade, como o Theatro Municipal, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), entre outros. A segunda é dedicada à criação, produção e ensaio de um espetáculo teatral. Na última, é realizada a montagem e a circulação do espetáculo.

A turnê preza a vivência profissional e a formação de novas plateias. Os jovens, responsáveis por todas as etapas do processo, são remunerados com uma bolsa salário e trabalham como artistas e técnicos, confeccionando os figurinos, construindo os cenários, cuidando da sonoplastia e atuando. A peça circula por toda a cidade com entrada franca em teatros, praças, lonas culturais, escolas da rede pública e do SESC e SESI. Durante esses 12 anos, o Programa já apresentou 15 espetáculos com cerca de 60 mil espectadores.

De acordo com uma pesquisa promovida pelo Passageiro do Futuro, a maioria dos participantes teve ganho de leitura e escrita, usou o aprendizado em benefício da comunidade, passou a ter conhecimento de instituições culturais e artes plásticas, e a frequentar bibliotecas.

Além do Passageiro do Futuro, a Shell apoia outras iniciativas, como o “Shell Iniciativa Jovem”, programa de capacitação e incentivo ao empreendedorismo jovem, implementado no Brasil em 2000. A empresa também participa do “Curta na Praça”, que tem como objetivo democratizar o cinema brasileiro com a exibição de curtas-metragens. O projeto, que inicialmente era feito em comunidades carentes do Rio de Janeiro, expandiu sua atuação com o apoio da Shell para outros locais sem acesso ao cinema, como Macaé, Búzios, Cabo Frio e São João da Barra. 

A empresa também colabora com o “Ação Comunitária do Brasil”, “Projeto Grael”, “Meninos do Morumbi”, “Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem”, “Monitoramento das Baleias Jubarte” e “Global Road Safety Partnership (GRSP)”.

press releases 2016

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Últimos press releases

Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Centro de investidores

Mantenha-se atualizado com o preço de nossas ações, resultados trimestrais e próximos eventos (abre no Shell.com em inglês).

Relatórios anuais e publicações

Publicamos o Relatório de Sustentabilidade da Shell desde 1998. Nosso objetivo é manter nossos valores de transparência e honestidade, além mostrar como contribuimos para o desenvolvimento sustentável.

Siga-nos

Mantenha-se atualizado com os projetos da Shell via RSS, alertas por e-mail, Twitter ou através de nosso aplicativo (abre no Shell.com em inglês).