Rio de Janeiro, 18 de maio de 2012 – O Programa Shell Iniciativa Jovem entrega nessa sexta-feira, dia 18, o selo “Empreendimento Sustentável” a oito jovens empreendedores participantes da edição 2011 do projeto.

Os empreendimentos Dona Lolla, Sonho de Criança, Grávida e Cia., Pinho Brasil, Paladá, CO2 Menos, Intervenções Urbanas e BAS agora fazem parte da Rede de Empreendimentos Sustentáveis Iniciativa Jovem.

O selo certifica os novos negócios que, após concluírem todas as etapas do programa, tiveram suas empresas formalizadas e adotaram práticas de gestão sustentável. Doze empreendimentos foram submetidos à auditoria que concedeu o selo.

O evento desta noite contará com a participação da Shell, do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) e de parceiros envolvidos na execução do projeto, em especial IEL-FIRJAN e Faculdades São José. Haverá ainda uma palestra do empresário Luiz Calinho.

Segundo Leíse Duarte, coordenadora do programa na Shell, fazer parte da Rede é uma chancela importante para os novos empreendedores que recebem o selo. “Com esse certificado, os negócios desenvolvidos a partir do programa agregam valores de sustentabilidade a seus produtos e serviços, que ganham força e credibilidade no mercado”, afirma Leíse.

A edição de 2011 recebeu 2.786 inscrições; 32 jovens concluíram o Plano de Negócio, dos quais 12 concorreram efetivamente ao Selo. Os negócios foram avaliados segundo alguns aspectos, entre eles:

» Sociais - legalização, postos de trabalho gerados, compromissos éticos da empresa;

» Ambientais - impacto do empreendimento à comunidade em que está inserida, gestão de insumos e resíduos, impacto do produto ou serviço ao meio ambiente;

» Econômicos - estrutura financeira, conhecimento de mercado e estratégias de marketing e controle administrativo. 

Conheça o que cada empreendimento desenvolve

Dona Lolla – Atende empresas, produtores, artistas, empresários e profissionais técnicos e administrativos das indústrias criativas e para os serviços de apresentações musicais, cruzeiros, resorts, redes de hotéis e cassinos.

Sonho de Criança – Empresa inovadora e moderna que pretende promover uma revolução no mercado infantil na venda de roupas e acessórios para crianças na faixa de 0 a 5 anos. Atua de forma sustentável, gerando valor para os clientes, fornecedores, colaboradores e sociedade.

Grávida e Cia - Central de ajuda para os pais composta por rede social, shopping virtual, conteúdo e guia de produtos e serviços colaborativos para mulheres que querem engravidar, gestantes e pais com filhos até 5 anos.

Pinho Brasil – O Pinho Brasil é uma produtora compromissada com o desenvolvimento da cultura brasileira nos segmentos da música erudita, instrumental e popular/regional, com a produção musical relacionada aos instrumentos típicos brasileiros, com destaque para o violão, a viola caipira e a viola de cocho.

Sua atuação abrange a realização de shows e festivais musicais, eventuais ou periódicos, além do intercâmbio cultural entre artistas nacionais e estrangeiros.

Paladá - Oferece todo tipo de serviço relacionado à comunicação das empresas, como: identidade visual, desenvolvimento de produtos, sinalização, campanhas publicitárias, embalagens, mídia eletrônica, consultoria, dentre outros.

CO2 a Menos – Produz e comercializa mudas de árvores nativas do Brasil para reflorestamento, além de oferecer apoio técnico e operacional para projetos de compensação de CO2 com plantio de árvores.

Intervenções Urbanas - Agência que oferece o serviço de intervenções urbanas estratégicas, possibilitando uma nova experiência do espaço.

BAS (Brasil Arte Sustentável) - Produz produtos ecologicamente corretos, utilizando em seu acabamento aparas vindas de gráficas e confecções de roupas, pois seu principal objetivo é estar comprometida com a responsabilidade ambiental e com o desenvolvimento sustentável.

Sobre o Shell Iniciativa Jovem

Em 2011, o Shell Iniciativa Jovem completou dez anos de implementação no Brasil, numa adaptação do projeto internacional Shell LiveWire, iniciativa de investimento social do Grupo Shell presente em mais de 20 países.

No Brasil, ao longo desse período, o programa já incubou 75 negócios e beneficiou mais de 42 mil jovens, entre 18 e 30 anos. Entre os empreendimentos de sucesso desenvolvidos no Shell Iniciativa Jovem, estão a empresa Birutas Mídias Mirabolantes (agência de mídia exterior especializada em projetos especiais e inovadores) e a Coco Legal (produz, envasa e comercializa água de coco 100% natural).

O principal objetivo do programa é promover a inserção social do jovem, colaborando para a construção de empreendimentos bem-sucedidos e socialmente responsáveis. Além de incentivar a geração de trabalho e renda, o programa - oferecido gratuitamente - visa capacitar e orientar esses jovens no desenvolvimento e implementação do próprio negócio de forma sustentável.

No Brasil, o programa é operado pelo CIEDS Brasil (Centro de Integração e Desenvolvimento Sustentável) em dois polos na cidade do Rio de Janeiro - Zona Oeste e Centro. Os participantes de ambos os pólos participam de atividades conjuntas, como palestras e workshops, visando aproximá-los e propiciando o trabalho em Rede.

Para outras informações:

http://www.iniciativajovem.org.br/

Outros press releases

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Últimos press releases

Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Centro de investidores

Mantenha-se atualizado com o preço de nossas ações, resultados trimestrais e próximos eventos (abre no Shell.com em inglês).

Relatórios anuais e publicações

Publicamos o Relatório de Sustentabilidade da Shell desde 1998. Nosso objetivo é manter nossos valores de transparência e honestidade, além mostrar como contribuimos para o desenvolvimento sustentável.

Siga-nos

Mantenha-se atualizado com os projetos da Shell via RSS, alertas por e-mail, Twitter ou através de nosso aplicativo (abre no Shell.com em inglês).