Aplaudida de pé por todos os convidados, Bárbara recebeu o Prêmio das mãos de sua amiga, há mais de 50 anos, Fernanda Montenegro, que enfatizou a paixão que a crítica tem pelo teatro.

Felipe Rocha ganhou como Melhor Autor, por Ninguém Falou Que Seria Fácil.  Na categoria Direção, Christiane Jatahy, por Julia. Entre os Figurinos, Gabriel Villela, por Crônica da Casa Assassinada. Já na Iluminação, Maneco Quinderé, por Palácio do Fim.

Na Categoria Especial aconteceu um fato inusitado, o Prêmio foi para Marcia Rubin e para o Teatro Tablado. Marcia foi eleita pela direção de movimento dos espetáculos “Escola do Escândalo”, “O Filho Eterno”, “A Lua Vem da Ásia” e “Outside: um musical noir”. Já o Tablado, ao longo de 60 anos de atividade tem enorme importância no cenário cultural, formando profissionais que, de uma maneira ou de outra, ajudam a criar o espetáculo.

Premiação
Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. Os vencedores de cada categoria recebem uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada na logomarca da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

Júri

A tarefa de escolher os melhores entre tantos excelentes trabalhos desenvolvidos nos palcos do Rio de Janeiro coube ao júri formado Fabiana Valor (atriz e bailarina), Helena Varvaki (atriz e professora), João Madeira (diretor do grupo AfroReggae), Macksen Luiz (crítico teatral) e Sérgio Fonta (dramaturgo, diretor e ator).

Esse foi o último ano que Fabiana Valor e Helena Varvaki contribuíram para a escolha dos premiados. Na próxima edição, caberá a Bia Junqueira e a Ana Achcar assumir a tarefa.

Confira a lista completa dos vencedores do 24º Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro:

Música
Marcelo Castro por “Um Violinista no Telhado”

Iluminação~
Maneco Quinderé por “Palácio do Fim”

Figurino
Gabriel Villela por “Crônica da Casa Assassinada”

Cenário
Fernando Mello da Costa por “Um Coração: Fraco”

Categoria especial
- Teatro Tablado pelos 60 anos de atividade
- Marcia Rubin pela direção de movimento dos espetáculos “Escola do Escândalo”, “O Filho Eterno”, “A Lua Vem da Ásia” e “Outside: um musical noir”

Direção
Christiane Jatahy por “Julia”

Autor
Felipe Rocha por “Ninguém Falou Que Seria Fácil”

Ator
Charles Fricks por “O Filho Eterno”

Atriz
Dani Barros por “Estamira - Beira do Mundo”

Homenagem
A Homenagem Especial da noite é dedicada à atriz e crítica Bárbara Heliodora pelo exercício da crítica teatral ao longo dos últimos 54 anos.

press releases 2016

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Últimos press releases

Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Centro de investidores

Mantenha-se atualizado com o preço de nossas ações, resultados trimestrais e próximos eventos (abre no Shell.com em inglês).

Relatórios anuais e publicações

Publicamos o Relatório de Sustentabilidade da Shell desde 1998. Nosso objetivo é manter nossos valores de transparência e honestidade, além mostrar como contribuimos para o desenvolvimento sustentável.

Siga-nos

Mantenha-se atualizado com os projetos da Shell via RSS, alertas por e-mail, Twitter ou através de nosso aplicativo (abre no Shell.com em inglês).