“Recusa” é o grande destaque desta segunda lista, com quatro indicações – ator, cenário, música e direção. E a grande homenageada do Prêmio Shell 2013 de São Paulo será a camareira Ieda Ferreira como representante de uma imensa categoria de profissionais que não aparecem em cena, mas cujo trabalho é fundamental para todos os espetáculos.

Confira a relação completa dos indicados do segundo semestre ao 25º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo:

Alexandre Dal Farra por “Mateus, 10”

Evill Rebouças por “Maria Miss”

Maria Thaís por “Recusa”

Francisco Medeiros por “Facas nas galinhas”

Antonio Salvador e Eduardo Okamoto por “Recusa”

Vitor Vieira por “Mateus, 10”

Lavínia Pannunzio por “Um verão familiar”

Tania Casttello por “Maria Miss”

Márcio Medina por “Recusa”

Marco Lima por “Facas nas galinhas”

Mira Haar por “Rabbit”

Zé Henrique de Paula por “No coração do mundo”

Guilherme Bonfanti por “Bom Retiro 958 metros”

Nadja Naira por “Os bem intencionados”

Marlui Miranda por “Recusa”

Dr. Morris e Maurício Mateus por “Facas nas Galinhas”

Categoria Especial:

Eric Lenate pela força performativa de seus experimentos.

Lume Teatro pelos 25 anos de trabalho permanente de pesquisa.

Homenagem

À camareira Ieda Ferreira como coriféia de uma imensa categoria de sujeitos que não aparecem em cena, mas cujo trabalho é fundamental.

Os espetáculos selecionados nesta fase completaram o número mínimo de apresentações para serem elegíveis, de acordo com o regulamento do prêmio.

Premiação

Os vitoriosos de cada categoria receberão uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. É oferecido aos maiores destaques do ano, em São Paulo e no Rio de Janeiro separadamente, em nove categorias — Autor, Diretor, Ator, Atriz, Cenografia, Iluminação, Música, Figurino e Categoria Especial.

O júri de São Paulo é formado por Alexandre Mate, Carlos Colabone, Marici Salomão, Mario Bolognesi e Noemi Marinho.

press releases 2016