Duas peças se destacaram com um maior número de indicações: “A marca da água” e “Esta criança”, concorrendo em três e cinco categorias respectivamente. E o grande homenageado do Prêmio Shell 2013 será Walmor Chagas, por seu papel histórico como ator e produtor em 64 anos de atividade no teatro brasileiro.

Confira a relação completa dos indicados do segundo semestre ao 25º Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro:

Maurício Arruda Mendonça e Paulo Moraes por “A marca da água”

Pedro Kosovski por “Cara de cavalo”

Felipe Hirsch por “O livro de itens do paciente Estevão”

Marcio Abreu por “Esta criança”

Bruce Gomlevsky por “O homem travesseiro”

Leonardo Medeiros por “O livro de itens do paciente Estevão”

Patricia Selonk por “A marca da água”

Renata Sorrah por “Esta criança”

Simone Spoladore por “Depois da queda”

Fernando Marés por “Esta criança”

Paulo de Moraes por “A marca da água”

Kika Lopes por “Gonzagão – a lenda”

Teca Fichinski por “Valsa nº6”

Luiz Paulo Nenen e Thiago Mantovani por “O homem travesseiro”

Nadja Naira por “Esta criança”

Alexandre Elias por “Gonzagão – a lenda”

Felipe Storino por “Esta criança”

Categoria Especial:

Projeto “Complexo Duplo” pela política de ocupação artística do teatro Glaucio Gil.

Os espetáculos selecionados nesta fase completaram o número mínimo de apresentações para serem elegíveis, de acordo com o regulamento do prêmio.

Premiação

Os vitoriosos de cada categoria receberão uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. É oferecido aos maiores destaques do ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo separadamente, em nove categorias — Autor, Diretor, Ator, Atriz, Cenografia, Iluminação, Música, Figurino e Categoria Especial.

O júri do Rio de Janeiro é formado por Ana Achcar, Bia Junqueira, João Madeira, Macksen Luiz e Sérgio Fonta.

press releases 2016