O espetáculo “L’illustre Molière”, que retrata a vida e obra do ilustre dramaturgo Molière, recebeu quatro indicações nessa primeira etapa do Prêmio Shell de Teatro. Sandra Corveloni foi indicada pela Direção; Guilherme Sant’Anna como Ator; Figurino com Zé Henrique de Paula; e Fernanda Maia em Música.

Na Categoria Especial concorrem a Cia. São Jorge de Variedades pelo trabalho de pesquisa e criação de “Barafonda” e a Companhia Antropofágica pelo processo de pesquisa em “Máquinas de Intervenção Urbana”.

Confira a relação completa dos indicados do primeiro semestre ao 25º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo:

Ana Roxo por “Cabeça de papelão”
Luís Alberto de Abreu por “Francesca”

Direção
Neyde Veneziano por “Mistero Buffo”
Sandra Corveloni por “L’illustre Molière”

Ator
Domingos Montagner por “Mistero Buffo”
Guilherme Sant’Anna por “L’illustre Molière”
João Paulo Lorenzon por “Eu vi o sol brilhar em toda sua glória”

Atriz
Lucia Romano por “A travessia de Kalunga Grande”
Walderez de Barros por “Hécuba”

Cenário
José Takla por “Vermelho”
Zé Henrique de Paula por “Bichado”

Figurino
Gabriel Villela e Shicó do Mamulengo por “Macbeth”
Zé Henrique de Paula por “L’illustre Molière”

Iluminação
Lúcia Chedieck por “Eu vi o sol brilhar em toda sua glória”
Wagner Freire e Armazém da Luz por “Ifigência”

Adilson Rodrigues por “Cabeça de papelão”
Ernani Maletta por “Hécuba”
Fernanda Maia por “L’illustre Molière”

Categoria Especial
Cia. São Jorge de Variedades pelo trabalho de pesquisa e criação de “Barafonda”

Os espetáculos selecionados nesta primeira fase completaram o número mínimo de apresentações para serem elegíveis, de acordo com o regulamento do prêmio.

Premiação

Os vitoriosos de cada categoria receberão uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. É oferecido aos maiores destaques do ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo separadamente, em nove categorias — Autor, Diretor, Ator, Atriz, Cenografia, Iluminação, Música, Figurino e Categoria Especial.

O júri de São Paulo é formado por Alexandre Mate, Carlos Colabone, Marici Salomão, Noemi Marinho e Mario Bolognesi.

press releases 2016