Rio de Janeiro, 03 de julho de 2012 - A Shell acaba de anunciar a primeira lista dos indicados do Rio de Janeiro à 25ª edição do Prêmio Shell de Teatro. Os espetáculos dessa primeira etapa concorrerão ao prêmio juntamente com a lista do segundo semestre, prevista para ser divulgada no início de 2013.

Nesta etapa, quatro peças empataram quanto ao número de indicações. “Obsessão”, “A primeira vista”, “As mimosas da Praça Tiradentes” e “Adeus a carne ou go to Brazil” receberam, cada uma, duas indicações em diversas categorias, como Autor, Direção, Ator, Atriz, Iluminação, Música e Categoria Especial.

Confira a relação completa dos indicados do primeiro semestre ao 25º Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro:

• Carla Faour por “Obsessão”

• Julia Spadaccini “Quebra-Ossos”

Direção

• Henrique Tavares por ”Obsessão”

• Moacir Chaves por “Negra felicidade”

Ator

• Gustavo Gasparani por “As mimosas da Praça Tiradentes”

• Tonico Pereira por “A volta ao lar”

Atriz

• Drica Moraes por “A primeira vista”

• Kelzy Ecard por “Breu”

Cenário

• Adriano Guimarães, Fernando Guimarães e Ismael Monticelli por “Nada”

• Doris Rollemberg por “Querida Helena Sergueievna”

• Vandré Silveira por “Farnese de saudade”

Figurino

• Flavio Souza por “Os mamutes”

• Samuel Abrantes por “O auto da compadecida”

Iluminação

• Adriana Ortiz por “Adeus a carne ou go to Brazil”

• Maneco Quinderé por “A primeira vista”

• Domenico Lancellotti por “Modéstia”

• Lucas Macier e Fabiano Krieger por “Adeus a carne ou go to Brazil”

Categoria Especial

• Beto Carramanhos pelo visagismo dos espetáculos “As mimosas da praça Tiradentes” e “O mágico de Oz”

• Frederico Reder pela reforma e reabertura do teatro Tereza Rachel, atual Theatro Net Rio

• Grupo Alfândega 88 pela ocupação do teatro Serrador

Os espetáculos selecionados nesta primeira fase completaram o número mínimo de apresentações para serem elegíveis, de acordo com o regulamento do prêmio.

Premiação

Os vitoriosos de cada categoria receberão uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. É oferecido aos maiores destaques do ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo separadamente, em nove categorias — Autor, Diretor, Ator, Atriz, Cenografia, Iluminação, Música, Figurino e Categoria Especial.

O júri do Rio de Janeiro é formado por Ana Achcar, Bia Junqueira, João Madeira, Macksen Luiz e Sérgio Fonta.