Rio de Janeiro - O Programa Shell IniciativaJovem entregou na última segunda (18/07), o selo “Empreendimento Sustentável” a seis jovens empreendedores participantes da edição 2010 do programa. Os empreendimentos Na Fronteira, Tiane Festas, A Feira, Mapinguari Drums, Moleque Mateiro e Julia Vidal agora fazem parte da Rede de Empreendimentos Sustentáveis Iniciativa Jovem. O selo certifica os novos negócios que, após concluírem as etapas do programa, tiveram suas empresas legalizadas e adotaram práticas de gestão sustentável. Treze empreendimentos participaram da auditoria que concedeu o selo.

Segundo Leíse Duarte, coordenadora Shell do programa, fazer parte da Rede é uma chancela importante para os novos empreendedores que recebem o selo. “Com esse certificado os negócios desenvolvidos a partir do programa agregam valores de sustentabilidade aos seus produtos e serviços, que ganham força e credibilidade no mercado”, afirma.

Para os jovens empreendedores, esse era o impulso que faltava para encarar de frente os desafios do mundo dos negócios. “Esse momento é muito importante para todos nós que agora começamos uma nova etapa. Todo o apoio recebido pelo programa contribuiu para que desenvolvêssemos nossos negócios e passássemos de empreendedores para empresários”, comemora Julia Vidal, designer e dona da grife afro-brasileira que leva seu nome.

Conheça o que cada empreendimento desenvolve:

Na Fronteira – Confecciona roupas e assessórios para o segmento de esportes e aventura. Formada pelos sócios Alan Kronemberg e Robledo Baldanza, amantes de esportes de aventura, a empresa tem como lema representar um estilo de vida de superação e envolvimento com a natureza. O lançamento da marca está previsto para acontecer no fim de julho.

Tiane Festas – Com o objetivo de fazer o mais gosta, Cristiane Morais, de 29 anos, deixou de lado a profissão de técnica em eletrotécnica para investir no ramo de cake design. Hoje ela desenvolve receitas inovadoras e produz diferentes tipos de bolos e doces artesanais e personalizados. Ela também criou uma linha de produtos sem adição de açúcar para pessoas com restrições alimentares. O negócio está dando tão certo, que desde que entrou no programa IniciativaJovem, no início do ano passado, a empresa já cresceu cerca de 30%.

A Feira – A empresa desenha e fabrica suas próprias jóias de prata. A proposta é oferecer produtos acessíveis aproximando o universo da joalheria do mundo real. A empresa lançou uma primeira coleção usando materiais alternativos como fibra de bananeira e pretende ampliar essas ações nos novos lançamentos. Formada pela design de jóias Danielle Gandarillas, a marca também customiza peças antigas com o objetivo de diminuir a extração de metal, principal matéria prima.

Moleque Mateiro – Especializada em Educação Ambiental e responsabilidade social para crianças e adolescentes, a empresa realiza eventos como aniversários, confraternizações e trabalhos de campo para escolas. O objetivo é conscientizar as novas gerações sobre a importância de preservar ao meio ambiente, permitindo contato direto com a natureza. A sociedade da empresa é formada por três geólogos, Francisco Schnoor, Felipe Albino e Lucia Jaber, com idade entre 24 e 28 anos. A empresa que entrou no mercado em 2005, vem registrando crescimento considerável.

Txai Drums – É uma loja virtual especializada em customização e reparo de instrumentos de percussão e baterias. A empresa surgiu da vontade do músico e artista plástico, Fabiano Ribeiro, de transformar o hobby de luthier em negócio. Oficialmente a empresa começou a operar há dois meses.

Julia Vidal – Desenvolve produtos de moda com foco na identidade cultural brasileira, com o propósito de valorizar as raízes africanas e indígenas. Além de coleções de roupas e assessórios afro-brasileiros, a marca, fundada pela design e historiadora especializada em cultura africana no Brasil, Julia Vidal, também oferece outros produtos e serviços educativos sobre o tema.

A décima edição do programa IniciativaJovem, realizada em 2010, teve 887 inscrições e capacitou 44 empreendedores sustentáveis, dos quais 13 efetivamente concluíram seus planos de negócio e estão concorrendo ao selo. Os negócios foram avaliados segundo alguns aspectos, entre eles:

  • Sociais (legalização, postos de trabalho gerados, compromissos éticos da empresa);
  • Ambientais (impacto do empreendimento à comunidade em que está inserida, gestão de insumos e resíduos, impacto do produto ou serviço ao meio ambiente);
  • Econômicos (estrutura financeira, conhecimento de mercado e estratégias de marketing e controle administrativo).

O evento de entrega do selo contou com a participação da Shell, CIEDS e parceiros envolvidos na execução do projeto, em especial IEL-FIRJAN e Faculdades São José.

Sobre o Shell IniciativaJovem

Em 2011 , Shell Iniciativa Jovem completa dez anos de implementação no Brasil, numa adaptação do projeto internacional Shell LiveWire, iniciativa de investimento social do Grupo Shell presente em mais de 20 países.

No Brasil, ao longo desse período, o programa já incubou 57 negócios e sensibilizou mais de 37 mil jovens, entre 18 e 30 anos. Entre os empreendimentos de sucesso desenvolvidos no Shell Iniciativa Jovem, estão a empresa Birutas Mídias Mirabolantes (agência de mídia exterior especializada em projetos especiais e inovadores) e a Coco Legal (produz, envasa e comercializa água de coco 100% natural).

O principal objetivo do programa é promover a inserção social do jovem, colaborando para a construção de empreendimentos bem-sucedidos e socialmente responsáveis. Além de incentivar a geração de trabalho e renda, o programa - oferecido gratuitamente - visa capacitar e orientar esses jovens no desenvolvimento e implementação do próprio negócio de forma sustentável.

No Brasil, o programa é operado pelo CIEDS Brasil (Centro de Integração e Desenvolvimento Sustentável) em dois polos na cidade do Rio de Janeiro - Zona Oeste e Centro. Os participantes de ambos os pólos participam de atividades conjuntas, como palestras e workshops, visando aproximá-los e propiciando o trabalho em Rede.

Outros press releases

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Últimos press releases

Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Centro de investidores

Mantenha-se atualizado com o preço de nossas ações, resultados trimestrais e próximos eventos (abre no Shell.com em inglês).

Relatórios anuais e publicações

Publicamos o Relatório de Sustentabilidade da Shell desde 1998. Nosso objetivo é manter nossos valores de transparência e honestidade, além mostrar como contribuimos para o desenvolvimento sustentável.

Siga-nos

Mantenha-se atualizado com os projetos da Shell via RSS, alertas por e-mail, Twitter ou através de nosso aplicativo (abre no Shell.com em inglês).